Terapia Ocupacional

Projeto Pedagógico dos Cursos – PPC

PERFIL DOS CURSOS

A identidade dos cursos expressa o entendimento das populações atendidas pelo terapeuta ocupacional, a saber:

  1. do homem como ser ocupacional (singular-coletivo-plural-contextual), contemplando sua diversidade e demandas biológicas, psicológicas, espirituais, socioculturais e ecológicas;
  2. do mundo enquanto espaço/ambiente onde esse ser ocupacional é concebido, desenvolve suas habilidades e competências, transforma e é transformado no decorrer de sua existência para a autossatisfação e vida em sociedade;
  3. as atividades humanas, entendidas como ocupações, atividades da vida diária ou fazeres cotidianos, articulam esse ser ocupacional à dimensão singular-coletivo-plural no percurso de toda a sua existência;
  4. da diversidade de recursos, estratégias e instrumentos que podem ser utilizados pelo terapeuta ocupacional em sua prática profissional, construídos e em construção no percurso histórico de desenvolvimento e evolução da Terapia Ocupacional.

A formação se propõe a ser generalista, crítica e reflexiva pautada em saberes e práticas alicerçados na perspectiva da ciência, das novas tecnologias e do campo profissional, de modo pertinente e contextualizado a partir da articulação entre o singular e plural, micro e macro, local e global.

Há uma multiplicidade de saberes e práticas envolvidos no processo formativo e diferentes cenários de ensino-aprendizagem que integram atividades de ensino-pesquisa-extensão, em acordo com as possibilidades de nossa Universidade e os parâmetros curriculares nacionais e internacionais.

O currículo dos Cursos de Graduação em Terapia Ocupacional contempla as diferentes visões, perspectivas, paradigmas que buscam compreender o homem, a sociedade, os processos saúde-doença, de inclusão/exclusão social; de forma a planejar, gerenciar e prestar assistência e cuidado a indivíduos e coletivos que, em certa medida, influencia a forma de fazer ciência e evoluir no campo da prática profissional.

Este currículo foi elaborado a partir da especificidade da Terapia Ocupacional e norteado pelo objeto de estudo, investigação e intervenção da profissão num caráter relacional com outros campos do conhecimento e práticas profissionais.

Vale notar que, como apresenta Feriotti (2013), ao analisar o contexto de transição paradigmática da saúde e da ciência pela perspectiva da teoria da complexidade, o objeto de estudo da Terapia Ocupacional ganhou diferentes tratamentos, dependendo do contexto filosófico, cultural, científico e histórico de produção de conhecimento a partir do qual foi interpretado.

A concepção de “atividade humana” recebeu, no curso de desenvolvimento da profissão, diferentes enfoques, classificações e nomenclaturas (ação, fazer humano, práxis, ocupação, cotidiano, afazeres diários, dentre outros), estando, portanto, relacionada a diferentes teorias e métodos. Isso se explica porque, por sua complexidade, ela abre um vasto campo de estudo e de abordagens teóricas e técnicas, podendo ser vista através de diferentes facetas, ângulos e pontos de vista (Feriotti, 2013, p. 46).

Isto posto, o currículo baseia-se nas seguintes premissas:

  • O ser humano como um ser ocupacional-relacional-contextual
  • A ocupação humana- ação humana- fazer humano- cotidiano enquanto objeto de investigação, avaliação e intervenção no campo de Terapia Ocupacional.
  • A ocupação humana- ação humana- fazer humano- cotidiano como mediadores do desenvolvimento e conhecimento humano, tendo em vista os aspectos inerentes ao envolvimento em diferentes atividades e contextos de vida.
  • A participação e o envolvimento em atividades/ocupações como forma de expressão do homem e como potência para construção de processos existenciais, projetos de vida em direção à autonomia individual e coletiva. Assim como suas influências no estabelecimento de significado para vida no âmbito individual e coletivo.
  • O terapeuta ocupacional como agente de processos de mudança junto a indivíduos e coletivos.

ÍNTEGRA DO PROJETO PEDAGÓGICO DOS CURSOS

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