Extensão-Profa. Taiuani Marquine Raymundo

Título do Projeto: Inclusão Digital de Adultos e Idosos

Pesquisador Principal: Taiuani Marquine Raymundo

Colaboradora: Lilian Dias Bernardo Massa

Resumo: O cenário contemporâneo aponta para um crescimento acelerado das tecnologias e um envelhecimento crescente da população, com poucas pesquisas que buscam compreender essa correlação e refletir sobre os obstáculos ou possíveis dificuldades encontradas pelos sujeitos mais velhos ao utilizar esses dispositivos. Nesse contexto, o projeto “Inclusão Digital para Adultos e Idosos”, através de estratégias de ensino e aprendizagem, passa a se constituir como um espaço privilegiado para a promoção da inclusão digital. O projeto pretende instrumentalizar os adultos de meia idade e idosos quanto ao conhecimento e utilização independente de equipamentos eletroeletrônicos utilizados em ambiente doméstico ou laboral. Como estratégia metodológica, optou-se por um estudo longitudinal prospectivo, pautado em abordagens qualitativas e quantitativas. O atendimento será feito a pessoas com idade superior a 45 anos que participarão das oficinas de aparelhos eletrônicos do cotidiano e/ou informática. A hipótese levantada é que o treinamento para a utilização de tecnologias traz para os sujeitos benefícios tanto pessoais como sociais, possibilitando que estes se sintam pertencentes a este mundo globalizado e se sintam incluídos em assuntos relativos à tecnologia. Há, ainda, uma necessidade de compreender como os sujeitos mais velhos lidam com as novas tecnologias e aos desafios impostos por estas e quais variáveis influenciam o uso da tecnologia.