Publicado em: 3 de abril de 2019 por luisfelipe

A Universidade Federal do Paraná sediará na segunda-feira do dia 22 de abril de 2019 o Encontro “Saúde Mental, inclusão social e a promoção de inciativas de geração de trabalho e renda”.

O evento gratuito é fruto de parceria consolidada entre o Departamento de Terapia Ocupacional da UFPR, Rede de Saúde Mental e Economia Solidária de Curitiba e Região Metropolitana (LIBERSOL), Instituto Redes para o Desenvolvimento, Associação Vida Arte e Reinserção (ASSOVIAR), Associação de Apoio aos Portadores de Distúrbios de Ordem Mental (AADOM), Núcleo Interdisciplinar de Enfrentamento à Drogadição (NIED), Centro Regional de Referência para Formação em Políticas sobre Drogas (CRR) e Cooperativa Criarte, todas voltadas a promover e qualificar o cuidado em liberdade na Saúde Mental e a Economia Solidária. O evento também possui apoio do Governo Federal.

Neste encontro, pretende-se proporcionar espaço de amadurecimento e fortalecimento de ações de inclusão social pelo trabalho por meio da Economia Solidária. O  evento pretende sediar proveitosos momentos de discussão e elaboração de ações integradas entre usuários vinculados ao campo da Saúde Mental, seus familiares, profissionais e gestores de serviços que atendem esta população.

O evento acontecerá no campus Botânico da UFPR, localizado na Av. Prefeito Lothário Meissner, 632 – auditórios Gralha Azul.

Durante o evento acontecerá a IV Feira de Economia Solidária da Rede de Saúde Mental e Economia Solidária de Curitiba e Região Metropolitana (LIBERSOL). Conheça a Economia Solidária, seus trabalhadores, empreendimentos, produtos e serviços, valorize e invista, junto conosco, em um mundo mais solidário!!

CLIQUE AQUI E FAÇA JÁ SUA INSCRIÇÃO!

PROGRAMAÇÃO:

MANHÃ:

• 8h às 8h30min: Inscrições e Credenciamento
  • 8h30min às 12h: Palestras – Economia Solidária e Saúde Mental

TARDE:

• 13h30min às 16h: Rodas de Conversa
  • 16h às 17h: Mesa geral de apresentação dos trabalhos

ESCOLHA NO MOMENTO DA INSCRIÇÃO A RODA DE CONVERSA QUE VOCÊ PRETENDE PARTICIPAR (DEVIDO AO NÚMERO DE INSCRITOS TALVEZ SEJA NECESSÁRIO REPOSICIONAR ALGUMAS PESSOAS NO MOMENTO DO EVENTO)

1. Comunicação interna e externa entre inciativas de geração de trabalho e renda e instituições de apoio / Fortalecimento do território:
    • Temas-guias para a discussão: Comunicação entre trabalhadores, familiares e usuários vinculados aos serviços de saúde mental e empreendimentos solidários para fomento das inciativas de geração de trabalho e renda. Relação intra e inter-empreendimentos e instituições de apoio que proporcionem que os grupos se conheçam, acolham novos grupos/pessoas e fomentem trocas entre os grupos (trocas de materiais, saberes, eventos, feiras, etc.)
    • Objetivos: Discutir e fortalecer a inclusão de usuários dos serviços de saúde mental em empreendimentos solidários da rede, assim como a instauração de grupos de geração de trabalho e renda, de maneira a aumentar a visibilidade dos empreendimentos e potencializar vendas de produtos ou serviços. Promover reflexões que promovam melhoria da comunicação interna e externa da Rede.
  2. Formação contínua e colaborativa entre os empreendimentos, instituições de apoio e relação com a comunidade:
    • Temas-guias para a discussão: Intercâmbio de conhecimento entre empreendimentos e instituições de apoio. Relações e ações de formação sobre Economia solidária. Momentos de trocas de saberes entre pessoas e vinculação na Rede de Saúde Mental e Economia Solidária de Curitiba e Região Metropolitana – LIBERSOL.
    • Objetivos: Organizar e discutir possibilidades de formação entre empreendimentos, instituições de apoio e comunidade.
  3. Desenvolvimento e qualificação de produtos, arranjos produtivos e vendas:
    • Temas-guias para a discussão: Discussão sobre melhoria da qualidade do produto e alinhamento às tendências de mercado. Discussão sobre possibilidades concretas de vendas e fortalecimento da produção interligada entre os empreendimentos. Reflexão sobre como tornar a economia solidária rentável dentro do contexto da Saúde Mental. Discussão sobre as feiras “próprias” da Rede de Saúde Mental e Ecosol de Curitiba e Região Metropolitana (LIBERSOL) e sobre participação da Rede em outras feiras já existentes. Estratégias de promoção e ampliação das feiras.
    • Objetivos: Pensar em estratégias para qualificar produtos, ampliar vendas e integrar empreendimentos em arranjos produtivos.
  4. Incidência política e organização comunitária para fortalecimento da Economia Solidária:
    • Temas-guias para a discussão: Discussão de propostas para fortalecer a participação comunitária em espaços de controle social que promovam a Economia Solidária e sua interface com a Saúde Mental, a cobrança de legislações, a articulação para captação de recursos e a educação popular para a Economia Solidária
    • Objetivos: Discutir estratégias concretas para promover os ideais e iniciativas da Economia Solidária, assim como a mobilização popular

Categorias:

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube

Av. Prefeito Lothário Meissner, 632
CEP: 80210-170 - Jardim Botânico - Curitiba (PR) - Brasil
Telefones: Coordenação (41)3361-3746 / 3361-3747 - E-mail: terapiaocupacional.saude@ufpr.br

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Av. Prefeito Lothário Meissner
CEP: 80210-170 - Jardim Botânico - Curitiba (PR) - Brasil
Telefones: Coordenação(41)3361-3746 / 3361-3747 - E-mail: terapiaocupacional.saude@ufpr.br - Departamento (41) 3361-3780 / 3361-3781 - E-mail: depteroc@gmail.com / secretariadto@ufpr.br