Curso de Odontologia

Projeto de extensão Saúde Bucal: “Boca a Boca”

Publicado em: 6 de abril de 2021 por angelafernandes

O projeto Promovendo a Saúde Bucal: “Boca a Boca” surgiu por meio da iniciativa de acadêmicos do curso de Odontologia da Universidade Federal do Paraná, ancorado na disciplina de Saúde Coletiva em junho de 2020. Apoiando-se sobre dois pilares, educação e promoção da saúde em saúde bucal , o propósito é impulsionar a saúde de maneira geral aos diferentes ciclos de vida.

O projeto, em agosto de 2020, foi aprovado pela PROEC como um projeto de extensão vinculado ao departamento de Saúde Coletiva, do setor de Ciencias da Saúde da Universidade Federal do Paraná, e tem como coordenadora a professora Marilene da Cruz Magalhães Buffon e vice-coordenador o professor Eduardo Pizzatto.

A iniciativa de promover a saúde e qualidade de vida, por ter surgido em meio a pandemia, inicialmente está ocorrendo por meio de ferramentas digitais (Instagram, Facebook e Twitter), com postagens educativas sobre saúde geral e desenvolvimento de materiais digitais como e-books e cartilhas. No entanto, a meta em um período pós-pandemia será a realização de ações presenciais com enfoque nos municípios da região metropolitana de Curitiba, devido a presença de uma população de maior vulnerabilidade social.

Neste primeiro momento de 2020 e 2021, o público-alvo consiste em um grupo bastante abrangente, e pode muitas vezes gerar uma exclusão social devido àqueles que não tem condições de obter ou que não sabem manusear recursos virtuais. Dessa forma, mais do que nunca, nosso slogan deve estar presente: levar conhecimento boca a boca. Alguns dos temas abordados nesta primeira etapa são: explicação das principais doenças bucais, relações das doenças bucais com o corpo em geral, orientações de prevenção com base no tema COVID-19, mitos e verdades sobre a saúde oral e geral, método de higienização da boca e de próteses, entre outros.

Quando o projeto puder se expandir para ações presenciais, a promoção da saúde será realizada com a identificação do grupo específico, respeitando culturas e concepções, e por meio do diálogo, troca de experiências e uma ligação entre o saber científico e o popular.

Com o auxílio desses meios e ações, tem-se como finalidade o compartilhamento de informações para que as pessoas se tornem capazes de gerenciarem seus processos de saúde-doença, assim como ocasionar uma melhoria em suas vidas por meio de mudanças de hábitos e comportamento mais saudáveis. E assim, consequentemente, uma possível melhoria na qualidade de vida desses indivíduos pode acontecer, reduzindo os riscos à saúde e resgatando cidadanias que são excluídas da sociedade.

O diferencial do projeto “Boca a Boca” está no fato de ser uma ação iniciada por acadêmicos. Junto a isso, reuniões semanais e o auxílio de um orientador estão presentes fazendo com que novos temas e idéias surjam como essenciais para serem divulgados e compartilhados. O engajamento virtual, nessa primeira etapa, sempre é discutido de forma a focarmos nos melhores dias para postagens novas e na melhor forma de abordagem e temas que chamaram atenção do nosso público. Com a união de todos esses fatores, temos vários discentes pesquisando e produzindo a todo momento conteúdos com base científica e repassando com linguagem clara , simples e objetiva para toda a população.

Instagram: @bocabocap

Facebook: Projeto Boca a boca