O Paraquat e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Brasil de Fato RS

Escrito por Leonardo Melgarejo do Brasil de Fato RS
27/08/2020

Neste dia 18 de agosto de 2020 a diretoria colegiada da Anvisa se reuniu para avaliar solicitação da Frente Parlamentar Agropecuária, Aprosoja, Associação de Produtores de Algodão. Eles pedem alteração de decisão anterior, tomada em 2017, estabelecendo prazo de 3 anos para retirada do herbicida Paraquat do mercado brasileiro.

Saliente-se, que diante da certeza que a proibição entraria em vigor em 22 setembro de 2020, as importações daquele agrotóxico não pararam de crescer, caracterizando acelerada antecipação de descasos à norma legal.

Diante da certeza que a proibição entraria em vigor em 22 setembro de 2020, as importações do agrotóxico não pararam de crescer / Gráfico: Bruno Fonseca/Agência Pública

A proibição de uso do Paraquat no Brasil segue tendência já adotada em mais de 50 países, e se baseia em evidências de danos irreversíveis aos sistemas respiratório, reprodutivo, nervoso e hormonal, bem como ligações causais com alterações genéticas e alguns tipos de câncer, notadamente o mal de Parkinson. Diante disso, o Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos, bem como outras organizações já se haviam manifestado agregando bibliografias técnicas de suporte à eliminação de sua fabricação, importação e uso, no Brasil.

Para continuar lendo: https://contraosagrotoxicos.org/o-paraquat-e-a-agencia-nacional-de-vigilancia-sanitaria/

Observatório do Uso de Agrotóxicos e Consequência para a Saúde Humana e Ambiental no Paraná
Rua Padre Camargo, 280 - 7º andar