Menu

Websérie feita em parceria com outras entidades para a campanha Viva Sem Veneno.

O Observatório é uma parceria entre o Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva – NESC, da Universidade Federal do Paraná, o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente do Ministério Público do Paraná e o Ministério Público do Trabalho no Paraná – PRT 9ª Região. Tem a finalidade de monitorar o uso dos agrotóxicos e suas consequências para a saúde, por meio da realização de pesquisas, divulgação de informações e coleta de dados sobre contaminações por agrotóxicos pela notificação popular.

Notícias Mais notícias sobre o Observatório

Publicado em 26 de fevereiro de 2019 - 14:49h

Vivemos um momento histórico de grande ofensiva pela retirada de direitos sociais arduamente conquistados por meio de lutas seculares. No Brasil, as ameaças se agudizam com o avanço e explicitação da vaga neoliberal. As conquistas de um Sistema Único de Saúde universal, integral e igualitário, estão ameaçadas pelo direcionamento das políticas  privatistas e pelo sub-financiamento crônico agravado pela Emenda Constitucional 95.

O Congresso de Saúde Coletiva da UFPR tem por objetivo fomentar o debate, a pesquisa e a ação da Saúde Coletiva, enquanto campo de prática e análise crítica da realidade, contribuindo para a manutenção e fortalecimento do SUS e da produção científica em saúde.Convidamos a todos os profissionais da saúde, pesquisadores, docentes, discentes, gestores, usuários do SUS e demais interessados, para participar apresentando seus trabalhos e contribuindo nos espaços de reflexão.

Trabalhos científicos, palestras mesas, oficinas, debates, filmes, constituirão o substrato para o cultivo de ideias visando a construção de uma sociedade mais saudável.

Participe, nos dias 26 e 27 de abril de 2019 em Curitiba no Campus Jardim Botânico.

Confira a Programação.

Publicado em 25 de maio de 2018 - 15:46h

Confira a carta  da 17ª Jornada de Agroecologia – Curitiba Paraná

Monitoramentos

Notifique aqui os casos de contaminações por agrotóxicos que atinjam coletivamente as escolas, bairros, hospitais, locais de trabalho, etc.

Para notificar, clique aqui.

 

Notifique aqui também os casos de pulverização aérea por agrotóxico no Estado do Paraná.

Para notificar, clique aqui

UFPR nas Redes Sociais

Universidade Federal do Paraná
Observatório do Uso de Agrotóxicos e Consequência para a Saúde Humana e Ambiental no Paraná
Rua Padre Camargo, 280 - 7º andar
CEP 80.060-240 | Alto da Glória | Curitiba | PR | Brasil


©2019 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR