Curso de Nutrição

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Avaliação Discente


Prezada comunidade acadêmica,

Segue abaixo a análise efetuada pelo Núcleo Docente Estruturante, referente à Avaliação Discente de Cursos e Unidades Curriculares do segundo semestre de 2018 (cujos resultados completos estão disponíveis neste link).

 

Análise da Avaliação Discente de Cursos e Unidades Curriculares 2018.2

O índice de participação dos alunos do curso de Nutrição na avaliação discente de cursos e disciplinas do segundo período de 2018 foi de 12.46%, isto é, participaram 39 dos 313 alunos atualmente matriculados no curso. Seguem-se as ponderações do Núcleo Docente Estruturante (NDE), em nome do colegiado, acerca dos resultados da avaliação, juntamente com os planos de ação cabíveis em cada caso.

No tocante à avaliação da universidade, os participantes demonstraram insatisfação em relação a aspectos do campus tais como segurança e iluminação, estacionamento e sistema viário, sinalização que permita localizar salas e unidades. Também foi constatada insatisfação quanto às possibilidades de trajetos e de horários das linhas de transporte público e da linha Intercampi. Houve maioria de respostas “não sei” por parte dos alunos de Nutrição nas questões referentes a alguns dos serviços de mídia oferecidos pela universidade, tais como UFPR TV, Web Radio UFPR, Informativo SUCOM, Ouvidoria UFPR e Webmail UFPR. Houve também maioria de respostas “não sei” nas questões referentes ao serviço de emergências médicas Santé Plus, aos Centros de Atenção à Saúde e aos Programas de Assistência Estudantil. Tais fatores podem ser um indicativo da necessidade de a administração da UFPR repensar as estratégias de acesso à informação, para que os alunos estejam mais cientes dos serviços a que podem recorrer durante seu processo formativo.

No tocante à avaliação do curso, os resultados foram majoritariamente positivos no que diz respeito a atividades formativas complementares e atividades de extensão e pesquisa. A secretaria e a coordenação do curso foram positivamente avaliadas, embora tenha sido constatada insatisfação com horário de atendimento. Tal resultado deve-se ao fato de que a coordenação estava sem apoio administrativo no segundo semestre de 2018, o que já foi resolvido através da alocação de um servidor na secretaria no início do presente ano. Em quesitos que vão de estrutura física a qualidade dos equipamentos e limpeza, os laboratórios, salas e demais espaços do Departamento de Nutrição foram bem avaliados. Constatou-se, todavia, avaliações negativas nos quesitos acessibilidade e segurança. Houve maioria de respostas “não sei” nas questões referentes a oportunidades de estágios e de mobilidade acadêmica, o que indica que a maioria dos participantes está no início do curso.

No que tange às demandas identificadas na avaliação do curso, a maioria dos participantes afirma já conhecer Projeto Pedagógico do Curso, que está hospedado na página do curso, mas 41% acreditam que o mesmo pode ser melhorado. Diante disso, o NDE comunicará aos responsáveis pelo Programa de Orientação Acadêmica que entrem em contato com o corpo discente para acolher as demandas e sugerirá que o Projeto seja apresentado na Semana Acadêmica de Nutrição, agendada para o próximo semestre. Os participantes indicaram também insatisfação com a qualidade e manutenção da página do curso na internet, diante do que a secretaria da coordenação será colocada à disposição para auxílio na manutenção e atualização da mesma. Embora a biblioteca do Setor de Ciências da Saúde tenha recebido uma avaliação geral positiva, constatou-se insatisfação quanto à atualização do acervo e ao número de exemplares disponíveis. O NDE ressalta que recentemente foram feitos 2 projetos via FDA para atualização do acervo, os quais serão novamente submetidos.

No tocante à avaliação de disciplinas, embora o número de participantes possa não ser representativo da opinião geral de cada turma, as respostas foram majoritariamente positivas, de modo que as poucas ocorrências de respostas negativas foram registradas para serem comunicadas aos docentes responsáveis e devidamente acompanhadas. Foi cogitada a elaboração de um questionário padrão de avaliação de disciplinas a ser disponibilizado aos docentes como instrumento adicional de acompanhamento.

No tocante ao instrumento de avaliação, constatou-se que a adesão foi mais baixa do que nos anos precedentes e ponderou-se que os docentes poderiam ampliar a divulgação das próximas avaliações durante seus horários de aula. Considerou-se também que os organizadores do questionário poderiam sugerir métodos para engajar os alunos, bem como reduzir o número de questões, sem prejuízo para as informações almejadas, a fim de diminuir a rejeição do público alvo.

Curitiba, 05 de abril de 2019

Coordenação do Curso de Nutrição da UFPR

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