Curso de Nutrição

Ementas

Ementas da Nova Matriz Curricular

CÓDIGOUNIDADES CURRICULARESEMENTA
MS129Administração em Saúde PúblicaConceitos de saúde, determinantes e aspectos culturais, o que inclui História e Cultura
Afro-Brasileira e Indígena. Questões de Gênero. Direitos Humanos. Estratégias preventivas
populacionais, ambientais e de alto risco. Principais problemas e demandas para os
serviços de saúde. Diferentes formas de organizar os serviços de saúde. Gestão de
Sistemas de Saúde. Financiamento e formas de remuneração. Atenção Primária à Saúde.
Atenção Especializada focal e Hospitalar. Gestão da Clínica.
MA186Alimentação EscolarPolíticas Públicas de Alimentação Escolar e sua relação com a SegurançaAlimentar e Nutricional, sob a ótica do Direito Humano à Alimentação e Nutrição Adequadas. Gestão da Alimentação Escolar. Educação Alimentar e Nutricional para a comunidade escolar. Alimentação Escolar para Estudantes com Necessidades Alimentares Especiais.Vigilância Alimentar e Nutricional voltada para escolares. Controle Social na Alimentação Escolar. Prática específica na vivência da alimentação escolar.
MA130Análise de AlimentosIntrodução à análise de alimentos. Amostragem e preparo de amostra. Aplicação da análise de alimentos na rotulagem nutricional. Determinação dos principais constituintes dos alimentos: proteínas, carboidratos, lipídios, fibra alimentar, vitaminas, minerais e demais compostos bioativos. Utilização de métodos instrumentais na determinação de nutrientes e de contaminantes químicos. Análises de avaliação da qualidade físico-química de produtos de origem animal e vegetal.
BA057Anatomia HumanaGeneralidade de osteologia e artrologia; Ossos dos membros superior e inferior; Crânio e coluna vertebral; Generalidade de miologia; Grupamentos musculares; Tórax: Sistema cardiovascular e Respiratório I; Coração; Sistema cardiovascular e Respiratório II; Hemicabepa e pulmões; Vasos sanguíneos; Sistema Reprodutor masculino e feminino; Sistema urinario, reprodutos masculino e feminino; Introdução ao sistema digestório, boca e anexos; Visita ao Museu de Anatomia Comparada; Topografia da parede abdominal, cavidade abdominal e pélvica; Desenvolvimento de Seminario da disciplina de anatomia humana aplicada a Nutrição (integração vertical); Boca e anexos; Peritoneo e glandulas anexas ao tubo digestfirio; Tubo digestfirio, figado e pancreas; Introdução ao Sistema Nervoso e encéfalo; Sistema nervo central; Medula espinhal e meninges; Encéfalo, tronco encefalico e medula espinhal I; Sistema nervoso autônomo e sistema nervoso periférico.
HS195Antropologia da SaúdeSaúde e doença como conceitos ligados ao contexto histórico/político de cada sociedade e à experiência concreta de cada sujeito. Diálogos entre o biológico e o social (natureza/cultura). Saúde, doença e diversidade cultural.
MA150 ou MA154Avaliação NutricionalDeterminação do estado nutricional de populações. Avaliação Nutricional: conceitos e importância para a segurança alimentar e nutricional de indivíduos sadios e grupos populacionais. Sistemas de Vigilância Alimentar e Nutricional. Indicadores antropométricos, clínicos, bioquímicos, de consumo alimentar, demográficos, sócio-econômicos e culturais do estado nutricional. Avaliação do estado e situação nutricional da população.
BC073Biologia CelularEstudo das células como uma unidade funcional essencial à vida, formada por estruturas que atuam de forma conjunta, integrando os conhecimentos moleculares e ultra-estruturais para compreensão da fisiologia celular.
BQ068Bioquímica AnimalInter-relações dos metabolismos de carboidratos, proteínas e lipídeos em diversos tecidos, nos estados de jejum e bem alimentados e em diversas situações patológicas (diabetes, obesidade, hipercolesterolemia); descrição dos mecanismos de ação dos hormônios envolvidos no controle do metabolismo energético do organismo humano; metabolismo de lipoproteínas; metabolismo do etanol; metabolismo de vitaminas hidro e lipossolúveis e metabolismo de eicosanoides.
BQ067Bioquímica CelularEstrutura e função de proteínas, carboidratos e lipídeos.
Estrutura e função de enzimas. Cinética enzimática e mecanismos de regulação enzimática.
Metabolismo de carboidratos, proteínas e lipídeos.
MA140Bioquímica de AlimentosÁgua em alimentos. Dispersões e reologia. Alterações bioquímicas em produtos de origem animal e vegetal. Reações químicas de carboidratos, proteínas e lipídios. Interações entre os principais constituintes dos alimentos. Aditivos alimentares sintéticos e naturais.
MA170 ou MA176Educação Alimentar e NutricionalConcepções do processo educativo em alimentação, nutrição e saúde com ênfase na percepção crítica-reflexiva. Educação Alimentar e Nutricional: conceito, princípios e relação com políticas públicas. O valor social e cultural da alimentação e sua relação com as práticas alimentares, incluindo a perspectiva de gênero. Abrangências da Educação Alimentar e Nutricional: aconselhamento, abordagens em grupo e comunitárias. Educação Alimentar e Nutricional nas diferentes fases do ciclo da vida. Planejamento crítico-reflexivo com prática específica em diferentes cenários e espaços.
BC075Embriologia e HistologiaEstudo dos mecanismos de gametogênese masculina e feminina e os hormônios responsáveis pelo
controle da formação e liberação dos gametas, assim como estudo dos eventos morfofisiológicos da
fecundação até a terceira semana do desenvolvimento embrionário. Estudo morfofuncional e
interdependência metabólica dos quatro tecidos fundamentais originados a partir de cada um dos três
folhetos embrionários e suas variedades: tecido epitelial, tecido conjuntivo, tecido muscular e tecido
nervoso com ênfase na interdependência tecidual.
MS128EpidemiologiaEstudo das bases conceituais da Epidemiologia e do método epidemiológico em seus componentes descritivos e analíticos.
MA191Estágio Obrigatório em Gestão de Serviços de AlimentaçãoVivência e prática do aluno e da aluna em serviços de alimentação.
MA192Estágio Obrigatório em Nutrição ClínicaVivência e prática do aluno e da aluna em nutrição clínica.
MA190Estágio Obrigatório em Nutrição em Saúde ColetivaVivência e prática do aluno e da aluna em Saúde Coletiva: Sistema Único de Saúde, Alimentação Escolar, Agricultura e Abastecimento alimentar, Ação Social. Planejamento e gestão de políticas públicas de alimentação e nutrição.
MA160Ética ProfissionalFundamentos da ética e bioética. Trabalho profissional do e da Nutricionista e ética. Direitos e deveres essenciais do e da profissional. Legislação profissional.
MA110Extensão Universitária e Transformação Social IHistória, Conceito, diretrizes, princípios básicos e modalidades da Extensão Universitária. Política e Plano Nacional de Extensão Universitária. Concepções sobre Extensão Universitária e papel social. Resoluções da UFPR sobre Extensão Universitária. Extensão Universitária na promoção da Segurança Alimentar e Nutricional e da Saúde.
MA180Extensão Universitária e Transformação Social IIVivência específica supervisonada na extensão universitária em alimentação e nutrição envolvendo o desenvolvimento de uma ação baseada na concepção crítica-reflexiva a ser executada e avaliada em diferentes tipos de organizações e áreas de desempenho do nutricionista.
BT071Farmacologia Aplicada à NutriçãoNoção da Farmacologia aplicada à nutrição; Estudo da Farmacocinética; Farmacodinâmica; e Farmacologia do Sistema Nervoso Autônomo; As principais interações entre Fármacos e Nutrientes/Estado Nutricional; Noção dos mecanismos de ação das principais classes de drogas empregadas na terapeutica geral como das drogas utilizadas nas
Hiperlipoproteinemias; Antianêmicos; Hipoglicemiantes orais e insulina; Vitaminas Lipo e Hidrossolúveis; Farmacologia Cardiovascular e Renal; Farmacologia do Trato gastrointestinal; Antiinflamatórias; Antibióticos; As principais drogas utilizadas no tratamento da obsidade: como os anorexígenos e sacietógenos; Esteróides Anabolizantes; Anticoncepcionais; Drogas que Alteram o Metabolismo; Noção de psicofarmacologia, bem como da relação entre Psicofármacos e peso corporal; Noção das drogas que causam dependência; Noções Básicas de Toxicologia; dos resíduos de drogas e outras substâncias químicas em alimentos; Principais riscos da auto-medicação.
BF096Fisiologia Humana IAspectos fisiológicos fundamentais do organismo humano, especialmente: fisiologia celular e bioeletrogênese, neurofisiologia, fisiologia cardiovascular, respiratória e renal.
BF098Fisiologia Humana IIIntegração dos sistemas digestório e endócrino nas condições fisiológicas do jejum e do estado alimentado. Abordagem bidiredicional da regulação do trato gastrointestinal a partir do sistema neuro-endócrino, o papel do sistema nervoso entérico e a comunicação intestino-cérebro. Nutrientes absorvidos pelo trato gastro intestinal como elo de ligação na compreensão da regulação hormonal do metabolismo e do crescimento.
BG069Genética para NutriçãoNoções das leis básicas da genética, variabilidade normal e anômala, bem como das suas implicações na espécie humana.
MA181Gestão de Serviço de Alimentação IIGestão de pessoas, gestão de materiais e gestão financeira em serviços de alimentação.
MA171Gestão de Serviços de Alimentação IAtuação do nutricionista em serviços de alimentação. Fundamentos da administração. Introdução à gestão. Modalidades contratuais. Planejamento físico, funcional, ambiental e ergonômico. Dimensionamento de equipamentos, mobiliários e utensílios. Legislação pertinente.
MA141Higiene de AlimentosContaminação Biológica, Física e Química de Alimentos. Alimento Seguro. Legislação Sanitária. Sistemas de Controle de Qualidade e Boas Práticas em Serviços de Alimentação, agroindústrias e indústrias de alimentos. Educação com manipuladores de alimentos.
BP083Imunologia e Patologia GeralImunologia: Estudo das funções do sistema imune focalizando os fenômenos e fatores envolvidos na resistência e na imunidade, considerando-se também o estudo da natureza molecular das substâncias relacionadas com os processos imunológicos. Discussão das relações imunidade e nutrição.
Patologia: Estudo dos mecanismos moleculares e desenvolvimento das principais doenças que afetam os seres humanos, relacionados à forma e a função dos seus orgãos e sistemas. O conteúdo programático corresponde ao ensino dos conceitos básicos e definição fundamental das causas de agressões por agentes físicos, químicos e biológicos dos processos gerais, inflamações e neoplasias.
SE075Introdução à Economia IConceitos básicos de economia. Nutrição, meio ambiente, e o desenvolvimento socioeconômico. Os mercados do setor de alimentação.
CE009Introdução à EstatísticaEstatística Descritiva e Exploratória. Probabilidades e Variáveis Aleatórias. Inferência Estatística: Estimação
e Testes de Hipóteses. Aplicações.
MA142Metodologia da Pesquisa em NutriçãoIntrodução à teoria do conhecimento sob a perspectiva histórica, social e crítica. A construção de uma ciência e tecnologia cidadã no âmbito da alimentação e nutrição. Abordagens qualitativa e quantitativa na pesquisa científica e respectivas técnicas de investigação. Características do método cientifico. Etapas do trabalho de investigação científica.
BP084Microbiologia de AlimentosControle da qualidade microbiolégico dos alimentos, de forma a possibilita-los reconhecer e diferenciar bactérias de fungos envolvidos em doenças transmitidas por alimentos explorando a legislacão de vigilancia sanitária de alimentos e contaminação microbiológica de matéria prima e produto acabado.
MA172Nutrição Clínica Prática IPrática supervisionada no atendimento nutricional do indivíduo em assistência hospitalar e ambulatorial relacionadas as doenças do sistema digestório e órgãos anexos, doenças neurológicas e neuropsiquiátricas, doenças cardiovasculares, endócrino-metabólicas, pulmonares e reumáticas. Avaliação do estado nutricional, prescrição dietética e orientação dietoterápica. Registro em prontuário.
MA184Nutrição Clínica Prática IIPrática supervisionada no atendimento nutricional do indivíduo em assistência hospitalar e ambulatorial relacionadas às doenças hipercatabólicas, síndrome da imunodeficiência adquirida, desnutrição e deficiências de micronutrientes. Atualizações em dietoterapia. Avaliação do estado nutricional, prescrição dietética e orientação dietoterápica. Registro em prontuário.
MA120Nutrição em Saúde Coletiva IPensamento social em saúde, alimentação e nutrição. O papel da cultura africana, dos povos originários e dos imigrantes na formação política, econômica e alimentar brasileira. Sociedade, ambiente, alimentação e nutrição. Sistemas produtivos e sua relação com consumo alimentar. Gênero e a relação com a Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional. Identificação dos principais problemas de alimentação e nutrição de interesse para a Saúde Coletiva. Introdução às metodologias dos processos de planejamento e avaliação. Introdução às políticas públicas.
MA161Nutrição em Saúde Coletiva IIDeterminação do Processo Saúde-Doença: aspectos sociais, econômicos, políticos, culturais e ambientais. Perfil alimentar e nutricional da população brasileira. Sistemas e Políticas Públicas de Saúde e Segurança Alimentar e Nutricional. Atuação do(da) nutricionista na transformação da realidade alimentar e nutricional considerando ainda, gênero, raça e etnia. Participação e Controle Social em Alimentação e Nutrição. Planejamento de ações de alimentação e nutrição voltados à saúde coletiva.
MA131Nutrição HumanaIntrodução à nutrição humana. Necessidades energéticas e recomendações nutricionais. Estudo dos nutrientes (macro e micronutrientes): digestão, absorção e metabolismo, propriedades, funções, fontes alimentares, biodisponibilidade, recomendações. Água e Eletrólitos. Dietas praticadas na atualidade. Guias Alimentares.
MA162Nutrição Materno Infantil IA mulher como sujeito social e político. Saúde da mulher e gestação. Aspectos culturais, sociais, fisiológicos, patológicas e nutricionais da gestação e do aleitamento materno. Planejamento alimentar na gestação e lactação. Políticas públicas de promoção à Saúde da Mulher. Prática supervisionada no atendimento de gestantes e nutrizes.
MA173Nutrição Materno Infantil IIAspectos sociais, políticos, culturais, fisiológicos da nutrição na infância e na adolescência.Promoção da saúde e da alimentação saudável e adequada para a criança e para o adolescente. Planejamento alimentar. Políticas públicas.Prática supervisionada no atendimento de crianças e adolescentes.
MA163Nutrição no EsporteBases fisiológicas para a prática esportiva. Avaliação da composição corporal. Necessidades de energia, nutrientes e hidratação na atividade física e esportiva. Planejamento alimentar em períodos de treinamento e competição. Recursos ergogênicos no esporte.
BP082Parasitologia Aplicada a NutriçãoEstudo dos principais protozoários, helmintos e artrópodes parasitos do ser humano e/ou veiculadores de patógenos, sob ponto de vista da sistemática, morfologia, biologia, das suas ações patogênicas e seus modos de infecção ou infestação com ênfase naqueles que são transmitidos por meio de água e alimentos contaminados ou que afetam direta ou indiretamente o sistema digestório humano. São estudados os aspectos que influenciam o aparecimento da doença parasitária relacionados ao parasito, hospedeiro e ambiente. Estudo da sintomatologia, do diagnóstico laboratorial, e detecção em amostras ambientais (água e alimentos), epidemiologia, noções gerais acerca do tratamento e das medidas profiláticas das doenças parasitárias predominantes em nosso país.
MA151Planejamento Alimentar IndividualAlimentação Adequada. Recomendações Nutricionais. Planejamento Alimentar para indivíduos adultos e idosos. Planejamento Alimentar nas escolhas alimentares individuais relacionadas à promoção da Segurança Alimentar e Nutricional e seus princípios - Soberania Alimentar e Direito Humano à Alimentação e Nutrição Adequadas. Guia Alimentar como instrumento do planejamento alimentar.
MA164Planejamento Alimentar para ColetividadesPrincípios para o planejamento de cardápios para coletividades. Avaliação quantitativa e qualitativa de cardápios. Recomendações nutricionais. Políticas e programas de alimentação. Utilização de alimentos regionais no planejamento de cardápios. Cálculo dos custos alimentícios de cardápios.
MA111Prática ProfissionalHistória da Ciência da Nutrição. Objeto de estudo da Nutrição e objeto de trabalho do(a) nutricionista. A formação do(a) nutricionista no contexto político, econômico e social considerando os aspectos de gênero e geração, bem como as questões étnico-raciais na formação do(a) profissional. Prática profissional nas diferentes áreas de atuação.
MA152Processos do Cuidado em Nutrição ClínicaHabilidades no atendimento do indivíduo em nível hospitalar, ambulatorial e domiciliar considerando o contexto socioeconômico, religioso e cultural. Atendimento humanizado com técnicas de abordagem, raciocínio clínico, avaliação e diagnóstico do estado nutricional. Dietas hospitalares. Terapia Nutrição enteral e parenteral.
HP836Psicologia Aplicada à SaúdeSaúde Mental. Adesão ao tratamento. Prevenção e promoção de saúde e comportamento. Estresse e ansiedade. Psicologia do desenvolvimento humano. Trabalho em equipe: abordagem multi e interdisciplinar.
MS127Saúde e AmbienteConceitos básicos da Saúde Ambiental aplicados ao Sistema Único de Saúde, com foco no perfil de
atribuições do profissional nutricionista. Introdução ao saneamento ambiental e desenvolvimento
sustentável. Água e Resíduos líquidos. Resíduos sólidos. Controle de artrópodes e roedores. Saúde do
trabalhador. Educação ambiental.
MA112Sociologia da NutriçãoIndivíduo, Sociedade e Nutrição. Processos históricos, econômicos e sociais da alimentação. Sistemas alimentares. Cultura e comportamento alimentar. Práticas corporais e políticas de saúde. Pesquisa social em Saúde e Nutrição.
MA143Técnica DietéticaEstudo da técnica dietética e sua aplicação nos diferentes campos de trabalho do nutricionista. Experimentação com grupos de alimentos. Calculo e aplicação do Índice de correção, conversão e hidratação. Estudo de Per capitas. Conversão de pesos, medidas e densidade. Elaboração de fichas técnicas de preparo e custo das preparações.
MA165Técnica Dietética IIProcedimentos técnicos para alteração da constituição original de preparações. Ingredientes, funções e alterações bioquímicas, sensoriais, físicas e nutricionais. Preparações para fins especiais e nas escolhas alimentares individuais. Modificação e evolução de características físicas de dietas.
MA174 ou MA177Tecnologia de AlimentosMétodos de conservação dos alimentos.Processamento de produtos de origem animal e vegetal aplicado a agroindústria familiar. Análise sensorial. Embalagens para o armazenamento, transporte e comercialização de alimentos. Alimentos para fins especiais e/ou funcionais. Enriquecimento de alimentos e restauração de nutrientes. Desenvolvimento de produtos.
MA183Terapia Nutricional em Ciências PediátricasFisiopatologia e planejamento dadietoterapianas condições clínicas presentes na neonatologia, infância e adolescência. Desnutrição, deficiências de nutrientes e líquidos, alterações endócrinos-metabólicas, neurológicas e genéticas, câncer e alergias alimentares. Prática supervisionada no atendimento ambulatorial e hospitalar.
MA175Terapia Nutricional em Doenças Cardiológicas e Endócrino-metabólicasFisiopatologia e dietoterapia nas enfermidades cardiovasculares, obesidade clínica e cirúrgica, diabetes mellitus, doença pulmonar obstrutiva crônica, doenças reumáticas e outras relacionadas ao sistema endócrino.
MA182Terapia Nutricional em Doenças Catabólicas e CarenciaisFormação em terapia nutricional como parte integrante do tratamento e recuperação do indivíduo enfermo, abordando a fisiopatologia e aplicação da dietoterapia voltada a condições hipercatabólicase deficiências de nutrientes.
MA166Terapia Nutricional em Doenças do Sistema Digestório e NeurológicasFormação em terapia nutricional como parte integrante do tratamento e recuperação do indivíduo enfermo. Fisiopatologia e aplicação da dietoterapia nas enfermidades e procedimentos cirúrgicos no sistema digestório e órgãos anexos. Doenças neurológicas e neuropsiquiátricas.
MA153Trabalho de Conclusão de Curso IElaboração de projeto de trabalho científico envolvendo temas relacionados à ciência da nutrição.
MA185Trabalho de Conclusão de Curso IIDesenvolvimento e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso.

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube

Universidade Federal do Paraná

Curso de Nutrição
Av. Prefeito Lothário Meissner, 632
CEP: 80210-170 - Jardim Botânico- Curitiba (PR) - Brasil
Telefones: (41) 3360-4056
E-mail: coonutri@ufpr.br

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Curso de Nutrição
Av. Prefeito Lothário Meissner, 632
CEP: 80210-170 - Jardim Botânico- Curitiba (PR) - Brasil
Telefones: (41) 3360-4056
E-mail: coonutri@ufpr.br

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná - Curso de Nutrição

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR