Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva

Residência Multiprofissional em Saúde da Família

Histórico

O Departamento de Atenção Básica, do Ministério da Saúde e pessoas do Movimento da Reforma Sanitária se articulam para criar um modelo de Residência Multiprofissional – o resgate da saúde pública com enfoque na promoção da saúde, integralidade da atenção e o acolhimento.

Apresentação na UFPR de proposta de Programa de Residência para financiamento pelo MS.

Aprovado pela Resolução do Conselho de Ensino e Pesquisa (CEPE) nº 300.

-Execução do Programa UFPR:

1. Setor de Ciências da Saúde; Departamento de Enfermagem; Núcleo de Estudos em Saúde da Família (NESF); FUNPAR (Fundação da Universidade Federal do Paraná).

-Parcerias:

1. Município de Colombo/Pr. Rede Básica de Atenção à Saúde (Quatro Unidades de Saúde-PSF); 2ª Regional de Saúde-SESA; Hospital das Clínicas, Curso de Odontologia (UFPR), Hospital do Trabalhador e Farmácia-Escola –UFPR.

1ª Turma (2002-2004/20 vagas)

Programa aprovado pelo Ministério da Saúde no processo licitatório da Carta Convênio/MS 25.000-061370/2000-52.

1. R1 – nas Unidades de Saúde da Família de Colombo.

2ª Turma (2005-2007/20 vagas)

Programa aprovado pelo Ministério da Saúde Portaria nº 388 de 21 de dezembro de 2004 (publicada no D.O.U. – Seção 1, de 23/12/2004)

1. R1 – nas Unidades de Saúde da Família de Colombo.
  2. R2 – Unidades de Saúde da Família e Unidades de Alta Complexidade (Hospital das Clínicas, Hospital do Trabalhador; Curso de Odontologia da UFPR; Farmácia-Escola da UFPR
  1. Reforma Sanitária Brasileira;
  2. Princípios e Diretrizes do Sistema Único de Saúde;
  3. Diretrizes da Estratégia de Saúde da Família na Atenção Básica;
  4. Abordagem familiar;
  5. Epidemiologia;
    Sistemas de Informação em Saúde;
  6. Pacto dos Indicadores;
  7. NOAS e áreas mínimas preconizadas pela NOAS para a organização da Atenção Básica: Saúde da Criança; Saúde da Mulher; Saúde Bucal; Controle da Hipertensão; Controle da Diabete; Controle da Tuberculose e da Hanseníase; Segurança alimentar e nutricional; Planejamento e Administração em Saúde.

Atividades nas USF desenvolvidas pelos Residentes

Cada equipe de residentes ficou responsável pela atenção à saúde de 150 a 200 famílias das áreas de maior risco social;

Visitas domiciliares às famílias adscritas (vínculo e conhecimento das condições de vida);

Atenção integral à saúde individualizada em situações especiais (visita domiciliar, consulta clínica, atendimento hospitalar e especializado).

Nota Complementar

Em 05 de setembro de 2006 foi feita solicitação à Comissão Nacional de Residência Médica (COREME) para credenciamento do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade na UFPR.

Em 22 de novembro de 2006, a COREME outorgou o credenciamento provisório do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade na UFPR, com 04 vagas para R1 e 04 vagas para R2.

Segue, internamente à UFPR, as disposições da Resolução nº 18/02 do CEPE.

Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva
Rua Padre Camargo, 280 - 7º andar