Especialização em Medicina do Exercício Físico na Promoção da Saúde

Menu

Sobre o Curso

A ampliação da formação Médica e profissionais da área da saúde tem avançado nos últimos anos, o que eleva o desafio e a responsabilidade da universidade no seu papel formador. Os envolvimentos com a área do exercício físico nas últimas décadas aumentam a interdisciplinaridade e levam a uma conscientização cada vez maior na área da manutenção da promoção da saúde e da medicina com foco no exercício físico como tratamento não farmacológico para diversas doenças. Estas áreas adquirindo cada vez mais importância não somente no campo da atividade física, em que é a protagonista, mas também na área da saúde, na aplicação de importantes programas de prevenção de reabilitação de doenças crônicas degenerativas, declarada epidêmica neste século. Em foco à Medicina com foco na Atividade Física, encarregada de manter a saúde e oferecer atenção preventivo-curativa a fim de elevar seu rendimento e ganho com a atividade física. Porém, essa especialidade atualmente objetiva-se fundamentalmente no diagnóstico e o desenvolvimento do estado morfológico e funcional do atleta e menos para a população em geral, com vistas a longevidade por meio da atividade física, à qualidade de vida da população e a prevenção e ao tratamento de lesões.

Ambas as áreas, indissociáveis, tem apresentado um vasto desenvolvimento, um representativo número de médicos, cientistas e técnicos interessados no aprofundamento do seu conteúdo programático. Desta forma, a demanda nos conduz a uma reflexão permanente sobre a prática Médica enquanto preocupação com a área do exercício, saúde como estratégia de: prevenção e reabilitação.

Desta forma, o presente curso pretende especializar academicamente à formação de médicos e profissionais da área da saúde com foco na Promoção da Saúde e da Medicina com foco na atividade física, contemplada no artigo 23, parágrafo VI das Diretrizes Curriculares do Curso de Graduação em Medicina (Resolução n° 3, de 20 de junho de 2014).

OBJETIVOS DO CURSO:

Proporcionar competências científicas aos profissionais graduados na área da saúde, com foco de atuação na área da medicina do exercício e promoção da saúde, em suas diversas manifestações e na avaliação pré-participação e acompanhamento de indivíduos atletas e não atletas engajados em programas de exercício e atividade física.

Incentivara melhor formação novos professores na área da promoção da saúde associada ao exercício físico.

Ampliar as ações de pesquisa e extensão dentro da UFPR. Desenvolvendo competências para elaborar e desenvolver projetos de pesquisa e programas no âmbito da Saúde, e dotados das habilidades necessárias para a transmissão e divulgação dos conhecimentos técnico-científicos da área.

Demonstrar as várias possibilidades metodológicas nas pesquisas em promoção da saúde e medicina do exercício físico.​

 

PÚBLICO ALVO: Professores do Curso de Medicina da UFPR; Professores dos Cursos do Setor de Ciências da Saúde da UFPR; Médicos, Nutricionistas, Farmacêuticos, Terapeutas ocupacionais, Enfermeiros, Fisioterapeutas, Profissionais da Educação Física da UFPR; Profissionais área da saúde externos da UFPR.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 360 horas

QUANTOS MÓDULOS: 24 módulos

TURNO: Aulas diurnas

DIAS DA SEMANA: Sábado (manhã e tarde) e Domingo (manhã)

HORÁRIO DAS AULAS: manhã (8:00 as 12:00) e Tarde (13:00 as 18:00)

LOCAL: Setor de Ciências da Saúde, na Rua Padre Camargo nº 280, Alto da Glória.

COORDENADOR: Prof. Dr. Anderson Zampier Ulbrich

E-MAIL PARA CONTATO:  med.exercicio.ufpr@gmail.com OU anderson_u@hotmail.com

TELEFONE: 41 3360-7228

 

UFPR nas Redes Sociais

Universidade Federal do Paraná
Especialização em Medicina do Exercício Físico na Promoção da Saúde
Rua Padre Camargo, 280, 4° andar | Fone: (41) 3360-7234
CEP 80.060-240 | Alto da Glória | Curitiba | PR | Brasil
E-mail: promocao.saude.esporte@gmail.com


©2019 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR