Curso de Medicina

SUSPEITA DE INFECÇÃO POR COVID-19: UFPR DISPONIBILIZA ORIENTAÇÃO E TESTAGEM PARA COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA

O Setor de Ciências da Saúde informou que a partir de 14/10/20 está funcionando na UFPR uma ‘força tarefa’ para a comunidade universitária (estudantes, professores e técnico-administrativos) que apresente suspeita de infecção pelo COVID-19 ou que teve contato com pessoas contaminadas. A coleta de exame para detecção do COVID-19 também poderá ser disponibilizada aos casos suspeitos que tenham solicitação de exame prescrita por um médico (vide fluxo na figura).

O fluxo do atendimento para casos com suspeita de infecção pelo COVID-19 foi estabelecido por meio da parceria entre Setor de Ciências da Saúde, Setor de Ciências Biológicas, PROGEPE, Coordenação dos Curso de Enfermagem e Farmácia, e informações foram recentemente divulgadas pela UFPR:

• Acessar o formulário disponível na página da UFPR (www.bioinfo.ufpr.br/testecovid19/)
  • O paciente com suspeita deve preencher o questionário disponível no link do site.
  • Conforme o conjunto de informações, o paciente será direcionado para entrar em contato com a equipe da PROGEPE da “CASA 3” que estará de plantão para acolher, orientar e tirar dúvidas.
  • Caso as informações constantes no formulário já indiquem a necessidade de exame para detecção do COVID-19, ou o paciente tenha a solicitação do exame prescrita por um médico, automaticamente também será agendada a coleta de material (com swab de nasofaringe).
  • A coleta será realizada pela equipe do Setor de Saúde que está de plantão, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h, na tenda montada no Campus Botânico da UFPR especialmente destinada para a coleta do exame em sistema de drive thru.
  • As amostras serão direcionadas para o Setor de Ciências Biológicas, onde os exames serão realizados pela técnica de RT-qPCR (considerada como técnica “padrão ouro” para detecção do vírus SARS-CoV-2 na fase inicial da infecção).
  • Os laudos, positivos ou negativos, serão lançados no sistema GAl, da Secretaria Estadual de Saúde (SESA), e estarão disponíveis para o paciente em toda rede de atendimento do SUS.
  • Os casos positivos serão encaminhados para o Sistema Único de Saúde (SUS) para tratamento e terão acompanhamento especial da equipe do Casa 3.

Outras informações foram divulgadas no site da UFPR:

Como fazer o testes para a detecção de Covid-19 em sistema drive-thru?

1- Período:  a partir de 14/10, de segunda à sexta, das 9h às 12h.

2- Local: Sistema ‘drive-tru’ no estacionamento em frente ao Laboratório-Escola da UFPR – Av. Prefeito Lothário Meissner, 632 – Jardim Botânico

3- Triagem e Agendamentos: https://www.bioinfo.ufpr.br/testecovid19/

4- Informações: (41) 3361-3066 e 3361-3643