Curso de Medicina

REUNIÃO SOBRE OS ESTÁGIOS OBRIGATÓRIOS DO CURSO DE MEDICINA DURANTE A PANDEMIA

A Coordenação do Curso de Medicina recebeu representantes dos alunos que estão atualmente realizando os estágios obrigatórios durante a pandemia, bem como representantes do DANC, na Reunião da Comissão de Orientação dos Estágios, que ocorreu em 10/12/20. A reunião tratou do planejamento dos estágios durante o ano de 2021, e de esclarecer as principais dúvidas dos alunos em relação aos próximos estágios.

Como nas anteriores, também essa reunião foi esclarecedora e os alunos estão cientes das anuências necessárias para que os estágios continuem em andamento para todos os alunos. E, novamente, foi explicado que a continuidade dos estágios durante a pandemia está aprovada no Colegiado do Curso, mas, caso sejam necessárias mudanças, os departamentos que ofertam os estágios devem ser novamente consultados.

Os representantes do diretório acadêmico (DANC) apresentaram as propostas dos alunos, que foram bem recebidas pelos professores, e foram disponibilizada para todos (proposta dos alunos). No entanto, após a discussão, foi necessário destacar a dificuldade atual em realizar a flexibilização da carga horaria semanal, bem como a finalização de toda a programação do ano de 2021, devido as restrições impostas pela pandemia. Embora os alunos referiram estar cientes das consequências em mudar o planejamento dos estágios, a coordenação reforçou o pedido para que o diretório acadêmico e os representantes de turmas auxiliem na correta orientação dos alunos com relação aos aspectos da ‘periodização’ (integralização da carga horária no histórico escolar e no SIGA) durante a realização dos estágios de forma diferente ao aprovado no plano pedagógico do curso, o impacto dessa decisão sobre a emissão de declarações pela coordenação, PROGRAD e demais instancias da universidade, entre outras situações.

A coordenação e os professores da COE também responderam as principais dúvidas dos alunos sobre o andamento dos estágios obrigatórios curriculares de Pediatria, Cirurgia, Clínica Médica, Saúde Coletiva e Tocoginecologia. As informações recebidas dos departamentos também foram compartilhas com os representantes dos alunos durante a reunião.

A coordenação solicitou, novamente, que todos respeitem as questões de segurança para evitar a contaminação pelo COVID-19 (vide notícias anteriores divulgadas no site).

Os alunos foram esclarecidos que as informações prestadas podem sofrer alterações em função de mudanças de regulamentação, resoluções, portarias e leis, bem como pela retomada integral do calendário acadêmico, falta do uso de EPIs, caso a situação da pandemia se agrave, entre outras.

Embora o período não letivo da UFPR vai ocorrer de 20/12/20 até 17/01/21, foi informado que o colegiado do curso aprovou o retorno dos estágios obrigatórios em 04/01/21, e que os professores do curso pretendem dar continuidade aos estágios nesse período como previamente aprovado.

Esperamos que esse grande esforço coletivo durante a pandemia viabilize o aprendizado da boa medicina, fazendo, assim, com que todos os nossos alunos completem os estágios necessários para que estejam efetivamente aptos ao exercício da medicina, ou seja, que se tornem bons médicos!

*durante o período da pandemia do COVID-19 não estão sendo realizados atendimentos presenciais na sede da CMED, os atendimentos devem ser realizados apenas pelo e-mail (medicina@ufpr.br) ou WhatsApp (041 3360-7239)

Curso de Medicina
Rua Padre Camargo, 285 | Fone: (41) 3360-7239