Curso de Medicina

O CURSO DE MEDICINA DA UFPR

O Curso de Medicina da UFPR é um dos mais antigos do Brasil.

A fundação da Faculdade de Medicina e escolas anexas de Farmácia e Odontologia ocorreu em 19 de dezembro de 1912. A Medicina implantada em reunião do Conselho Superior da Universidade do Paraná de outubro 1913, teve a primeira turma iniciando as aulas em março de 1914. Suas  diversas denominações foram: Curso de Medicina e Cirurgia da Universidade do Paraná (1912); Faculdade de Medicina do Paraná (1920); Faculdade de Medicina da Universidade do Paraná (1946); Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Paraná (1965). Desde 1973 sua denominação é Curso de Medicina do Setor de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Paraná.

A primeira formatura de médicos ocorreu em 1919.

Para uma análise critica da atual posição da Medicina há necessidade de considerar que a relação entre a sociedade e a Universidade tem sido objeto de contínua reformulação e a conceituação de Estado tem se alterado radicalmente, como reflexo dessas mudanças.

Em meio a enorme esforço desenvolvido em muitos países e mesmo no Brasil, por autoridades de Saúde, associações de classe e Escolas de Medicina, o papel do médico tem sido redefinido em relação às necessidades da sociedade  e do mercado de trabalho, com ênfase principal em modelos de prestação de serviços, promoção de novos perfis dos médicos e avaliação crítica da responsabilidade social da Escola e da própria Universidade, num aperfeiçoamento constante dos modelos pedagógicos.

Atualmente recomenda-se que o perfil do médico a ser graduado tem que ser considerado frente às exigências da Saúde, do modelo assistencial prevalente, do rápido progresso científico e tecnológico e de consideração intensa aos valores éticos e humanísticos. Estas considerações favorecem um destaque especial ao médico com conhecimentos gerais de clínica apoiado na ação complementar de outros profissionais de Saúde. Esta tendência é mundial e o Currículo do Curso de Medicina da UFPR é dinâmico em sua estrutura, seqüenciado e integrado nas suas diferentes disciplinas, ainda que preservando um início pelas disciplinas básicas e um final que permite chegar ao exercício prático com o necessário embasamento teórico para a formação de um médico generalista, com conhecimentos gerais de clínica, ajustado à realidade de nossa sociedade.

Neste contexto o Curso de Medicina dá condições de contato mais direto com a comunidade, não se restringindo apenas aos três Hospitais –Escola de que dispõe a UFPR, que além de prestar um significante atendimento à população, tem compromisso muito intenso com doenças de maior gravidade e complexidade, em razão de SUS recursos tecnológicos e de investigação.

Assim sendo, o acadêmico da Medicina tem a possibilidade de contato, em disciplinas e estágios,com a devida supervisão, com a população atendida pelo Sistema Único de Saúde, também nas Unidades de Saúde e Centros de Especialidades Médicas de Urgência- CEMU, atuando na manutenção da Saúde com abordagem preventiva, diagnóstica e terapêutica em relação às doenças mais prevalentes em nossa região, em todas as etapas da vida.

Por outro lado, oferece recursos plenos para uma futura especialização, dispondo de vários núcleos especializados e de excelência nos dezesseis Departamentos envolvidos. Exemplos dessa diversidade são os transplantes de órgãos, unidades de apoio diagnóstico, unidades de terapia intensiva, serviços de doenças neuromusculares, de imunogenética e outros serviços ambulatoriais especializados, que justificam a importância da Pós-Graduação, entre outras áreas, sem excluir aquelas existentes nos Departamentos de áreas básicas.

O Curso de Medicina conta atualmente cerca de 1.100 alunos.

Curso de Medicina
Rua Padre Camargo, 285 | Fone: (41) 3360-7239