Curso de Medicina

Menu
  • Coordenação do Curso de Medicina - Campus Curitiba - UFPR

Notícias Mais informativos - Medicina

Como é de conhecimento da nossa comunidade acadêmica, os alunos do Setor de Ciências da Saúde foram convocados para realizar a testagem para SARS-CoV-2 por RT-PCR, por coleta de saliva, como parte da iniciativa da UFPR em monitorar alunos e professores ASSINTOMÁTICOS, para avaliar a extensão da contaminação desta população e, com esses resultados, implantar de forma imediata medidas para diminuir os riscos de transmissão.

A iniciativa, da testagem em alunos ASSINTOMÁTICOS, é estratégia usada em países com grande capacidade de avaliação laboratorial e está sendo realizada, de forma pioneira e gratuita, para os alunos da graduação em cursos da área da saúde da UFPR, numa iniciativa do Setor de Ciências da Saúde, em parceria com o Setor de Ciências Biológicas (Departamento de Genética) e demais órgãos da universidade. Como os estágios do curso de medicina estão sendo ofertados em sua totalidade (100%), essa estratégia se torna fundamental para manter sua continuidade durante essa fase da pandemia.

testagem para SARS-CoV-2 por RT-PCR ofertada no mutirão de 26/05/21, identificou 1,5% dos alunos do Curso de Medicina, dentre os que estão assintomáticos e realizando atividades de estágio durante a pandemia, com resultados POSITIVO no RT-PCR para SARS-CoV-2, coletado de saliva (vide tabela abaixo com os resultados recebidos pela Coordenação do Curso).

 

Curso Total Alunos ASSINTOMÁTICOS Testados Total de Alunos

PCR-RT POSITIVO

 (%)

Enfermagem 10 0
Farmácia 0 0
Medicina 65 1 (1,5%)
Odontologia 0 0
Terapia Ocupacional 0 0
Outros (servidor,…) 12 0
Total 87 1 (1,1%)

O resultado da testagem está sendo enviado por e-mail para o aluno, respeitando questões de sigilo e ética, desde que preenchido de forma completa o formulário disponibilizado pelo link (vide publicação de 24/05/21). Os envolvidos na testagem, bem como a Coordenação do Curso de Medicina, não divulgam informações dos resultados dos alunos.

Os resultados obtidos com essa estratégia, nos diferentes mutirões já realizados, podem ser comparados na tabela abaixo (vide tabela com os resultados recebidos pela Coordenação do Curso).

Data da Coleta Curso de Medicina

Total / Positivos

(%)

Todos Cursos

Total / Positivo

(%)

10/03/21 * 88 / 1 (1,1%) 153 / 2 (1,3%)
30/04/21 # 69 / 0 (0%) 80 / 0 (0%)
12/05/21 # 43 / 0 (0%) 59 / 0 (0%)
26/05/21 # 65 / 1 (1,5%) 87 / 1 (1,1%)

*: somente alunos; #: alunos e professores

Os alunos ASSINTOMÁTICOS cuja testagem para SARS-CoV-2 por RT-PCR obtiveram resultado POSITIVO devem seguir o fluxo de atendimento para alunos com suspeita de contaminação pelo COVID-19, conforme divulgado previamente no site do curso (vide fluxos na publicação de 05/01/21). O aluno com resultado positivo, além de receber o resultado por e-mail, poderá ser contatado pelo Professor responsável pelo seu estágio, ou mesmo pela Coordenação do Curso, a fim de receber orientações.

Fique atento! Importante lembrar que a testagem será oferecida periodicamente aos alunos e professores do curso em atividade presencial nos estágios, sendo a agenda da coleta (datas) divulgada pela Coordenação do Curso no site do curso (vide agenda preliminar divulgada na publicação de 23/04/21).

Toda comunidade universitária está trabalhando para que as restrições impostas pela pandemia não repercutam na continuidade dos estágios, e a colaboração dos alunos e professores do curso de medicina, participando dessa testagem periódica para SARS-CoV-2, faz parte dessa estratégia da universidade, por isso essa ação é importante para implantação imediata de medidas para diminuir os riscos de transmissão entre os alunos e professores em estágios e, também, entre os familiares dos nossos alunos e professores.

Contamos com os alunos do curso de medicina nesse enfrentamento contra a pandemia do COVID-19!!! Vamos usar também essa estratégia para diminuir o risco de transmissão da COVID-19 e, por isso, quando convocados, façam a testagem!

 

*durante o período da pandemia do COVID-19 não estão sendo realizados atendimentos presenciais na sede da CMED, os atendimentos devem ser realizados apenas pelo e-mail (medicina@ufpr.br) ou mensagem pelo WhatsApp (41 3360-7239)

Publicado em 27 de maio de 2021 - 9:07h

É com enorme pesar que a Coordenação do Curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná informa o falecimento do aluno Alex Victor Soares Lambiazzi. Alex cursava o sexto período do Curso de Medicina, muito querido por colegas e professores, fará grande falta para todos do seu convívio.

Nosso sinceros sentimentos à família e amigos, que Deus os conforte neste momento difícil!

Conforme divulgado previamente, referente a testagem para SARS-CoV-2 por RT-PCR, por coleta de saliva, para ALUNOS ASSINTOMÁTICOS do 9º, 10º, 11º e 12º períodos e PROFESSORES ASSINTOMÁTICOS do curso de medicina que estão realizando suas atividades de estágios, de forma presencial, durante a pandemia, seguem as informações do próximo mutirão para coleta:

– Data: 26/05/21 (QUARTA-FEIRA).

– Horário: 10:00 – 12:00 hs e 13:00 – 15:00 hs (as coletas serão realizadas com hora marcada)

– Agendamento: Deverá ser feito agendamento prévio, via preenchimento de informações em aplicativo pelo link https://forms.gle/R79rgoNZwFXrF2de6 (o preenchimento do mesmo deve ser feito até as 15h do dia anterior a coleta).

– Local da Coleta: Unidade Escola – Setor de Ciências da Saúde (Rua Padre Camargo 261)

– Público Alvo: alunos e professores realizando atividades presenciais em estágios do curso. Serão coletados no máximo 240 testes por dia.

– Dúvidas: testecovid19@ufpr.br

 

Como nas publicações anteriores (vide site do curso), destacamos que essa iniciativa é de testagem de assintomáticos, assim aqueles alunos e professores que apresentarem sintomas sugestivos de COVID-19 devem seguir os fluxos de atendimento, e coleta de exame confirmatório, estabelecidos para suspeita de contaminação pelo COVID-19, conforme divulgado previamente no site do curso (vide publicação de 05/01/21).

Outras informações, sobre a oferta da testagem periódica para SARS-CoV-2 por RT-PCR, podem ser obtidas nas publicações anteriores feitas no site do curso.

 

*durante o período da pandemia do COVID-19 não estão sendo realizados atendimentos presenciais na sede da CMED, os atendimentos devem ser realizados apenas pelo e-mail (medicina@ufpr.br) ou mensagem pelo WhatsApp (41 3360-7239)

 

Perguntas Frequentes

UFPR nas Redes Sociais

Universidade Federal do Paraná
Curso de Medicina
Rua Padre Camargo, 285 | Fone: (41) 3360-7239
CEP 80.060-240 | Alto da Glória | Curitiba | PR | Brasil
E-mail: medicina@ufpr.br


©2021 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR