Com o retorno das atividades dos estágios obrigatórios para os alunos do 12o, 10o e 9o períodos em 04/01/21, após o período não letivo de 15 dias (´férias´), todos devem estar atentos ao risco de contaminação pelo vírus da COVID-19 dentro e fora do âmbito da UFPR. Todos foram alertados, previamente, para manter as precauções emitidas pelas autoridades sanitárias, preferir o distanciamento social e evitar situações com aglomerações de pessoas, mesmo durante o período de férias, a fim de evitar o aumento do número de casos entre nossa comunidade acadêmica, especialmente no momento do retorno às atividades dos estágios.
Considerando que todos devem se manter atentos para o fluxo de atendimento em caso de suspeita de COVID-19, nesse momento de retorno das férias, destacamos, novamente, as mesmas informações que divulgamos no site do curso em 23/11/20:
Como ainda estamos enfrentando a pandemia pelo COVID-19, alertamos que o uso de EPIs durante os estágios continua sendo obrigatório para todos (alunos e professores), e a falta do cumprimento dessa exigência pode causar o cancelamento do estágio pelo hospital para todos os alunos.
Lembramos, novamente, que cada aluno deve estar ciente sobre os riscos de contaminação, dentro e fora do âmbito da UFPR, e sobre isso, enfatizamos que todos devem manter os cuidados necessários para evitar a contaminação. Os alunos que não desejarem realizar os estágios durante o período da pandemia pelo COVID-19 tem assegurada sua matrícula, no mesmo período em que estavam no momento da suspensão do calendário acadêmico, e devem continuar o estágio após a retomada do calendário acadêmico.
Todos os envolvidos estão atentos aos acontecimentos e acompanhando as ocorrências de casos suspeitos de infecção pelo COVID-19. Caso ocorra aumento exponencial do número de casos, entre alunos ou professores, a suspensão por 14 dias dos estágios será considerada para todos os alunos do 12o, 10o e 9o períodos.
Conforme é de conhecimento de toda a comunidade acadêmica, atestado médico não abona a carga horária de atividades não realizadas (vide Res 37/97-CEPE). Dessa forma, a reposição das horas de estágio perdidas devido aos atestados deve ser realizada pelo aluno, preferencialmente antes do término do estágio, combinando a reposição diretamente com o departamento que oferta o estágio. É da responsabilidade do aluno o controle e reposição de suas faltas a fim de evitar reprovação no estágio!
A coordenação do curso de medicina não divulga dados de alunos ou professores com suspeita ou confirmação de infecção por COVID-19. Nesse momento da pandemia, recomendamos respeito as questões de sigilo e ética, bem como cautela ao divulgar informações.
Por fim, destacamos que, caso a situação da pandemia se agrave, ocorra o retorno do calendário acadêmico, os colegiados superiores da UFPR mudem alguma de suas regulamentações ou outras medidas governamentais sejam tomadas pelas autoridades sanitárias, o planejamento dos estágios deverá ser reavaliado e sua continuidade novamente discutida com os respectivos departamentos.
*durante o período da pandemia do COVID-19 não estão sendo realizados atendimentos presenciais na sede da CMED, os atendimentos devem ser realizados apenas pelo e-mail (medicina@ufpr.br) ou mensagem pelo WhatsApp (41 3360-7239)
E chegamos ao final do ano. Um ano diferente de tudo que já vivemos.
O que lembraremos do ano de 2020?
De tantas perdas, de alguns ganhos?
Perdemos pessoas que amamos, grandes amigos, ex-alunos e ex-professores. Adiamos compromissos importantes, perdemos prazos. Acompanhamos a ansiedade de professores e a angústia de turmas inteiras. Não conseguíamos planejar com precisão, já não estávamos mais no controle de tudo. Impossível esquecer!
Por outro lado, ganhamos habilidades tecnológicas que desconhecíamos, exercitamos nossa criatividade, o poder de comunicação, treinamos, como nunca, nossa paciência, nossa resiliência. Presenciamos a comovente união de professores e alunos na busca de minimizar as perdas e otimizar o tempo. Resultado positivo! Inesquecível!
Neste final de ano, a Coordenação do Curso de Medicina deseja aos seus alunos, professores e dedicados funcionários que o Natal traga o mais legítimo espírito do renascimento, tão aguardado por todos nós, nos inundando de esperança de dias melhores em 2021!
Feliz Natal e um NOVO 2021!!
Coordenação do Curso de Medicina
A Coordenação do Curso de Medicina recebeu representantes dos alunos que estão atualmente realizando os estágios obrigatórios durante a pandemia, bem como representantes do DANC, na Reunião da Comissão de Orientação dos Estágios, que ocorreu em 10/12/20. A reunião tratou do planejamento dos estágios durante o ano de 2021, e de esclarecer as principais dúvidas dos alunos em relação aos próximos estágios.
Como nas anteriores, também essa reunião foi esclarecedora e os alunos estão cientes das anuências necessárias para que os estágios continuem em andamento para todos os alunos. E, novamente, foi explicado que a continuidade dos estágios durante a pandemia está aprovada no Colegiado do Curso, mas, caso sejam necessárias mudanças, os departamentos que ofertam os estágios devem ser novamente consultados.
Os representantes do diretório acadêmico (DANC) apresentaram as propostas dos alunos, que foram bem recebidas pelos professores, e foram disponibilizada para todos (proposta dos alunos). No entanto, após a discussão, foi necessário destacar a dificuldade atual em realizar a flexibilização da carga horaria semanal, bem como a finalização de toda a programação do ano de 2021, devido as restrições impostas pela pandemia. Embora os alunos referiram estar cientes das consequências em mudar o planejamento dos estágios, a coordenação reforçou o pedido para que o diretório acadêmico e os representantes de turmas auxiliem na correta orientação dos alunos com relação aos aspectos da ‘periodização’ (integralização da carga horária no histórico escolar e no SIGA) durante a realização dos estágios de forma diferente ao aprovado no plano pedagógico do curso, o impacto dessa decisão sobre a emissão de declarações pela coordenação, PROGRAD e demais instancias da universidade, entre outras situações.
A coordenação e os professores da COE também responderam as principais dúvidas dos alunos sobre o andamento dos estágios obrigatórios curriculares de Pediatria, Cirurgia, Clínica Médica, Saúde Coletiva e Tocoginecologia. As informações recebidas dos departamentos também foram compartilhas com os representantes dos alunos durante a reunião.
A coordenação solicitou, novamente, que todos respeitem as questões de segurança para evitar a contaminação pelo COVID-19 (vide notícias anteriores divulgadas no site).
Os alunos foram esclarecidos que as informações prestadas podem sofrer alterações em função de mudanças de regulamentação, resoluções, portarias e leis, bem como pela retomada integral do calendário acadêmico, falta do uso de EPIs, caso a situação da pandemia se agrave, entre outras.
Embora o período não letivo da UFPR vai ocorrer de 20/12/20 até 17/01/21, foi informado que o colegiado do curso aprovou o retorno dos estágios obrigatórios em 04/01/21, e que os professores do curso pretendem dar continuidade aos estágios nesse período como previamente aprovado.
Esperamos que esse grande esforço coletivo durante a pandemia viabilize o aprendizado da boa medicina, fazendo, assim, com que todos os nossos alunos completem os estágios necessários para que estejam efetivamente aptos ao exercício da medicina, ou seja, que se tornem bons médicos!
*durante o período da pandemia do COVID-19 não estão sendo realizados atendimentos presenciais na sede da CMED, os atendimentos devem ser realizados apenas pelo e-mail (medicina@ufpr.br) ou WhatsApp (041 3360-7239)