Curso de Medicina

Menu
  • Coordenação do Curso de Medicina - Campus Curitiba - UFPR

Notícias Mais informativos - Medicina

Publicado em 24 de setembro de 2021 - 14:35h

Os alunos ‘calouros’ do Curso de Medicina da UFPR, que foram aprovados no último vestibular para ingressar no primeiro semestre letivo de 2021 (Turma 2021.1), estiveram presentes na Reunião Oficial da Coordenação do Curso de Medicina da UFPR de 20/09/20 (segunda-feira), para acolhimento, orientação e confirmação da ocupação de vaga no Curso de Medicina da UFPR, de forma presencial no Setor de Ciências da Saúde.

Na manhã de 20/09/21, os alunos participaram, de forma virtual, dos eventos planejados pela UFPR como ações de acolhimento dos seus alunos ‘calouros’, em diferentes instâncias, com a participação do Magnifico Reitor Prof Ricardo Marcelo Fonseca e demais Pró-Reitores da PROGRAD, PRAE, entre outras.

Na tarde de 20/09/21, em diferentes turmas, de forma presencial, ocorreu a primeira oportunidade para que os alunos ‘calouros’ dessa turma fossem acolhidos e orientados pela Coordenação do Curso de Medicina. Inicialmente, os alunos ‘calouros’ da turma 2021.1 realizaram o ato de confirmação de ocupação de vaga no Curso de Medicina. Posteriormente, os alunos receberam as principais orientações sobre as normas vigentes nos cursos de graduação da UFPR, bem como informações específicas sobre o Curso de Medicina. Os alunos tomaram conhecimento dos principais tópicos constantes no ‘Manual da Estudante e do Estudante da UFPR’, feito pela PROGRAD para orientar os alunos ‘calouros’ de 2021, e que é importante, especialmente, para que os alunos conheçam as principais rotinas acadêmicas da UFPR (http://www.prograd.ufpr.br/portal/manual-do-estudante). Também, os alunos puderam esclarecer suas dúvidas diretamente com a Coordenação do Curso, tornando a reunião muito produtiva e personalizada para esses alunos ‘calouros’.

O momento foi marcado por emoção, pois foi o primeiro contato dos alunos ‘calouros’ com as instalações da UFPR e, até mesmo, serviu como primeiro encontro presencial entre os colegas da turma, que puderam se conhecer pessoalmente dentro do campus da universidade. Também, emoção para os professores, pois foi considerada a primeira atividade presencial do primeiro semestre letivo de 2021 para os alunos do Curso de Medicina da UFPR.

A Coordenação do Curso aproveitou a oportunidade para contextualizar a situação atual do Curso de Medicina e esclareceu que devido a ter ofertado todas as disciplinas obrigatórias do curso referentes ao ano letivo de 2020 (vide publicações anteriores no site do curso), o curso está sendo ofertado próximo ao aprovado em seu projeto pedagógico. Em seguida, os alunos foram esclarecidos sobre as disciplinas ofertadas no primeiro período do Curso de Medicina, com aulas realizadas na modalidade de ensino remoto ou híbrido (com atividades presenciais) devido as adaptações necessárias para respeitar as restrições ainda vigentes nesse momento de pandemia da COVID-19, bem como sobre a grade horária desse período do curso (vide site do curso). Os alunos foram informados que durante a primeira semana letiva, os professores de cada disciplina têm previsto realizar as devidas orientações sobre o funcionamento dessas disciplinas.

O Curso de Medicina segue os prazos institucionais vigentes na UFPR, por isso foi pedido atenção dos alunos ‘calouros’ com os prazos estabelecidos pela UFPR para pedidos de equivalência de disciplina, cancelamento de matricula, entre outros (vide site do curso e da UFPR).

A PROGRAD informou que os registros acadêmicos dos alunos ‘calouros’ estão sendo finalizados essa semana, por isso, os alunos podem começar a verificar sua situação de matrícula nas disciplinas do curso por meio do SIGA (https://siga.ufpr.br/portal/). O primeiro acesso no SIGA é feito usando o número do CPF do aluno, sendo possível ao aluno acessar suas informações acadêmicas, como, por exemplo, o seu número de registro na UFPR (‘GRR2021’), disciplinas em que já está matriculado, entre outras. Caso o aluno ‘calouro’ tenha dúvidas em relação ao registro acadêmico feito pelo NC/UFPR, pode entrar em contato com a PROGRAD, pelo e-mail: atendimento@ufpr.br.

Os alunos ‘calouros’ também devem solicitar sua conta de e-mail @ufpr.br, desde que estejam devidamente registrados na UFPR, por meio do site https://intranet.ufpr.br/ (instruções na funcionalidade ‘solicitar e-mail’). Alternativamente, a PROGRAD informou que o estudante pode receber, no e-mail indicado no ato de sua inscrição para o vestibular, um link que deverá ser acessado para criação de seu e-mail institucional. No entanto, a AGTIC informou que estão passando por uma instabilidade na internet, devido à sobrecarga por conta da criação dos e-mails, afetando todos os serviços da intranet, mas que essa situação deve se resolver em breve. Em caso de necessidade de ajuda ou esclarecimentos, o aluno deve entrar em contato com a AGTIC, pelo e-mail csa.agtic@ufpr.br, descrevendo sua dúvida e informando: nome completo, data de nascimento, número de CPF, registro da UFPR (‘GRR’) e e-mail alternativo (para recuperação de senha). Também, durante o período da pandemia COVID-19, a CSA/AGTIC está realizando atendimento de forma remota nos telefones (41) 98498-6080 ou (41) 98858-7646, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Importante, destacamos a presença ‘surpresa’ da Profa Maria Rita de Assis Cesar, Pró-Reitora de Assuntos Estudantis (PRAE), que participou do acolhimento dos alunos ‘calouros’, bem como para orientações referentes as atividades desenvolvidas pela PRAE. Os alunos ‘calouros’ foram convidados a visitarem o site da PRAE (www.prae.ufpr.br) para obter mais informações sobre as possibilidades de apoio e acompanhamento, voltadas a permanência estudantil na UFPR, ofertadas pela UFPR para que seja possível o desenvolvimento de uma trajetória acadêmica com qualidade de vida. A Profa Maria Rita destacou as principais ações para alunos da UFPR em situação de: (1) ‘vulnerabilidade econômica’, pois podem procurar auxílio da PRAE (www.prae.ufpr.br), inclusive, se necessário, para realizar atendimento social (servicosocialprae.ufpr@gmail.com); (2) ‘fragilidade emocional’, pois podem ter auxílio da equipe de psicológicos e psiquiatras para atendimento profissional, de forma individual ou coletiva, aos alunos do curso (psicoprae@ufpr.br); e (3) ‘dificuldade acadêmico-pedagógica’, que, inicialmente, podem ser acolhidos no ‘Programa de Orientação Acadêmica do Curso de Medicina’ (POAMED), pelo preenchimento do formulário do site do curso ou contato direto com a Coordenação do Curso de Medicina (medicina@ufpr.br), mas também a PRAE tem ações específicas para auxiliar esses alunos (pedagogicoprae@gmail.com). A Profa Maria Rita também esclareceu as principais ações da Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (SIPAD) para promover a igualdade e a defesa dos direitos humanos junto às práticas inclusivas empenhadas pela UFPR (www.sipad.ufpr.br), bem como divulgou os contatos para os alunos especialmente interessados nas ações do NEAB, NUEI, NAPNE, entre outros (sipad@ufpr.br).

A Coordenação do Curso reafirmou que a Reunião Oficial com os alunos ‘calouros’ do Curso de Medicina com entrada prevista no segundo semestre letivo de 2021 (Turma 2021.2) será realizada em outra data, sendo essa informação futuramente divulgada no site do curso, uma vez que o início das aulas para esses alunos será somente em 28/02/22 (vide Resolução 53/21-CEPE).

Alunos ‘Calouros’, a Coordenação do Curso de Medicina e as demais instâncias da UFPR desejam um ótimo início dessa nova etapa de suas vidas e que durante sua trajetória se guiem sempre respeitando os preceitos éticos do ‘Juramento de Hipócrates’ !

Bem Vindos Alunos ‘Calouros’ da Turma 2021.1 do Curso de Medicina da UFPR !

 

Outras informações estão disponíveis nos sites da UFPR:

www.medicina.ufpr.br; www.ufpr.br; www.prograd.ufpr.br; https://siga.ufpr.br/portal/; https://intranet.ufpr.br/; www.prae.ufpr.br; www.sipad.ufpr.br

 

*durante o período da pandemia do COVID-19 não estão sendo realizados atendimentos presenciais na sede da CMED, os atendimentos devem ser inicialmente realizados por e-mail (medicina@ufpr.br) ou mensagem de WhatsApp (041 3360-7239)

 

Publicado em 17 de setembro de 2021 - 9:23h

Como é de conhecimento da nossa comunidade acadêmica, os alunos do Curso de Medicina começam em 20/09/2021 o “primeiro semestre letivo de 2021”.

Portanto, sejam bem vindos ao ano letivo de 2021!

As disciplinas ofertadas na modalidade de ensino híbrido (com atividades presenciais), bem como as datas de início e término, foram previamente divulgadas no site do curso (vide publicações anteriores), bem como as disciplinas ofertadas, seja na modalidade de ensino híbrido ou remoto, estavam disponíveis para matrícula de 15 a 16/09/21 por meio do SIGA.

Conforme ocorre em todo semestre letivo, os alunos que estão com problema em sua matrícula devem comunicar a coordenação do curso. O período para solicitar ajuste vai, inicialmente, de 20/09 até 24/09/21.

CLIQUE AQUI para solicitar a correção de matrícula.

Lembramos que é de responsabilidade do aluno, de forma individual, conferir o lançamento de todas as notas em se histórico dos semestres anteriores, bem como da sua matricula no ano letivo de 2021.

Os alunos ‘calouros’ do Curso de Medicina da UFPR, que foram aprovados no último vestibular para ingressar no primeiro semestre letivo de 2021 e que realizaram seu registro acadêmico, tem o início das suas aulas na UFPR em 20/09/21.

A UFPR preparou várias ações para acolhimento dos seus alunos ‘calouros’, em diferentes instâncias, que iniciarão na manhã do dia 20/09/21, com a participação do Magnifico Reitor Prof Ricardo Marcelo Fonseca em acolhimento virtual aos alunos ‘calouros’ da UFPR, e seguirão em ações nas demais instâncias oficiais da UFPR, como Coordenações de Curso, PROGRAD, PRAE, entre outras.

A Coordenação do Curso de Medicina programou para 20/09/21, no período da tarde, sua Reunião Oficial de acolhimento, orientação e confirmação de ocupação de vagas para os alunos ‘calouros’ do primeiro semestre letivo de 2021 (Turma 2021.1). A Reunião Oficial para os alunos ‘calouros’ do Curso de Medicina com entrada prevista no segundo semestre letivo de 2021 (Turma 2021.2) será realizada em outra data, sendo essa informação divulgada no site do curso em momento oportuno.

A Reunião Oficial da Coordenação do Curso de Medicina da UFPR com esses alunos ‘calouros’ será realizada em 20/09/20 (segunda-feira), de forma presencial, no Anfiteatro do Setor de Ciências da Saúde, localizado à Rua Padre Camargo, 280 – 1o andar – Alto da Glória, Curitiba – PR, com agendamento máximo de 50 alunos por horário (cerca de 25% da capacidade do anfiteatro), conforme determinado a seguir:

– 20/09/21 – 13:30 horas: alunos com nome iniciado pelas letras de ‘A’ até ‘J’.

– 20/09/21 – 16:30 horas: alunos com nome iniciado pelas letras de ‘K’ até ‘Z’.

A Coordenação do Curso de Medicina, com a ciência da PROGRAD, destaca que nessa reunião os alunos ‘calouros’ ingressantes no primeiro semestre letivo de 2021 (Turma 2021.1) estão convocados para confirmar e efetivar a ocupação da vaga no Curso de Medicina da UFPR (conforme agenda detalhada acima). O aluno deve comparecer pessoalmente portando documento de identificação com foto, na data e horário conforme divulgado acima. A confirmação ‘por procuração’ pode ser aceita desde que o representante legal do aluno apresente documento oficial que o identifique e procuração pública, específica para essa finalidade, com assinatura/firma reconhecida em cartório. O não comparecimento do aluno para confirmar a ocupação da vaga caracteriza desistência e cancelamento do registro acadêmico.

No entanto, como ainda estamos num momento de restrições impostas pela pandemia da COVID-19, essa reunião será diferente das realizadas em anos anteriores, sendo a presença restrita à equipe da Coordenação do Curso e aos alunos ‘calouros’. Também, devido as restrições nas atividades presenciais, acompanhantes não serão permitidos (exceto os previstos em lei), evitando aglomeração no âmbito da UFPR, além disso, lembramos que serão adotadas as medidas sanitárias preconizadas, como o uso de máscaras e evitar aglomerações na entrada e saída do evento, entre outras medidas.

Destacamos que o ato de confirmação de ocupação de vaga na UFPR, também será oportunidade para que os calouros dessa turma possam também conhecer a equipe da Coordenação do Curso de Medicina (e esclarecer suas dúvidas sobre o curso) e as dependências do Setor de Ciências da Saúde, como por exemplo o anfiteatro, onde também ocorrem atividades presenciais do Curso de Medicina.

As disciplinas do primeiro período do Curso de Medicina serão realizadas com aulas na modalidade de ensino remoto ou híbrido (com atividades presenciais) nesse semestre letivo, com as devidas adaptações para respeitar as restrições ainda vigentes nesse momento de pandemia da COVID-19. A grade horária do primeiro período do Curso de Medicina, com a listagem das disciplinas ofertadas nesse período, pode ser visualizada diretamente no site do curso (www.medicina.ufpr.br). Na primeira semana letiva (primeira aula), os professores de cada disciplina têm previsto realizar as devidas orientações sobre o funcionamento dessas disciplinas para todos os alunos da turma. Os alunos ‘calouros’ podem obter mais informações em nossas publicações anteriores, bem como nos sites do curso e da universidade (www.ufpr.br). As disciplinas que serão ofertadas na modalidade de ensino híbrido, para os diferentes períodos do curso, também poderão ser visualizadas em nossas publicações.

O Curso de Medicina segue os prazos institucionais vigentes na UFPR, por isso a devida atenção deve ser dada a esses prazos estabelecidos pela UFPR para pedidos de equivalência de disciplina, cancelamento de matricula, entre outros (vide site do curso e da UFPR).

Os alunos ‘calouros’ têm matricula automática em todas as disciplinas ofertadas na grade horária do primeiro período do curso, depois do registro acadêmico realizado pelo Núcleo de Concursos da UFPR, realizado após divulgação do resultado do vestibular 2021. A PROGRAD informou que os alunos calouros, que tiveram efetivado seu registro acadêmico, posteriormente também podem verificar sua matrícula nas disciplinas do curso por meio do portal de gestão acadêmica da UFPR, chamado SIGA (https://www.prppg.ufpr.br/siga/). Caso o aluno ‘calouro’ tenha dúvidas em relação a sua matrícula, entre outras, pode entrar em contato com a PROGRAD, pelo e-mail: atendimento@ufpr.br.

Os alunos ‘calouros’ também devem solicitar sua conta de e-mail @ufpr.br, desde que estejam devidamente registrados na UFPR, por meio do site https://intranet.ufpr.br/ (instruções na funcionalidade ‘solicitar e-mail’). Com esse e-mail será possível o aluno acessar os sistemas da universidade, como, por exemplo, o SIGA e o ambiente da UFPR Virtual (https://ufprvirtual.ufpr.br) que está sendo utilizado para algumas aulas na modalidade de ensino remoto, entre outros.

Também, convidamos os alunos ‘calouros’ a visitarem o site da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) (www.prae.ufpr.br) para obter mais informações sobre as possibilidades de apoio e acompanhamento, voltadas a permanência estudantil na UFPR, ofertadas pela UFPR para que seja possível o desenvolvimento de uma trajetória acadêmica com qualidade de vida. Os alunos calouros que precisem superar dificuldades pedagógica, psicológica ou financeira para permanecer na universidade, podem pedir o apoio da PRAE, pelo e-mail: prae@ufpr.br.

O Curso de Medicina da UFPR tem formado médicos por mais de cem anos, sendo referência em ensino, pesquisa e extensão, sempre respeitando os preceitos éticos do ‘Juramento de Hipócrates’!

Alunos ‘Calouros’, estamos orgulhosos por recebê-los no Curso de Medicina da UFPR, SEJAM BEM VINDOS !

 

Outras informações estão disponíveis nos sites da UFPR:

www.medicina.ufpr.br; www.ufpr.br; www.prograd.ufpr.br; www.prae.ufpr.br

 

*durante o período da pandemia do COVID-19 não estão sendo realizados atendimentos presenciais na sede da CMED, os atendimentos devem ser inicialmente realizados por e-mail (medicina@ufpr.br) ou mensagem de WhatsApp (041 3360-7239)

Perguntas Frequentes

UFPR nas Redes Sociais

Universidade Federal do Paraná
Curso de Medicina
Rua Padre Camargo, 285 | Fone: (41) 3360-7239
CEP 80.060-240 | Alto da Glória | Curitiba | PR | Brasil
E-mail: medicina@ufpr.br


©2021 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR