Curso de Medicina

Menu
  • Coordenação do Curso de Medicina - Campus Curitiba - UFPR

Notícias Mais informativos - Medicina

Os ‘calouros’ do Curso de Medicina da UFPR que foram aprovados para ingressar no 2º semestre de 2020, e que realizaram o registro acadêmico no início deste ano, poderão solicitar matrícula nas disciplinas ofertadas no novo período especial do Ensino Remoto Emergencial (ERE-2) entre os dias 26 e 28 de outubro.

A UFPR informou que a matrícula será 100% online, e deverá ser solicitada através do portal SIGA (https://www.prppg.ufpr.br/siga/). As orientações para as matrículas foram enviadas aos calouros por e-mail. Caso o calouro não tenha recebido nenhuma mensagem, ou tenha dúvidas, deve entrar em contato com a PROGRAD, pelo e-mail: atendimento@ufpr.br, antes do período da matrícula.

A Coordenação do Curso de Medicina programou reunião de acolhimento e orientação aos ‘calouros’ do segundo semestre letivo de 2020 para 19/10/20 (segunda-feira) as 17:00 horas na sala virtual do aplicativo Zoom (ID para reunião e senha de acesso foram disponibilizados por e-mail pela secretaria da coordenação do curso).

ATENÇÃO: As solicitações de matrícula dos calouros são processadas por ordem de chegada, ou seja, quem solicitar antes tem a preferência em relação à ocupação da vaga. O período de solicitação de matrícula inicia dia 26/10/2020 (8:00 h) e encerra dia 28/10/2020 (23:59 h).

As aulas serão realizadas na modalidade de ensino remoto emergencial e o início das aulas vai ocorrer no dia 3 de novembro de 2020.

Os calouros não estão, contudo, obrigados a se matricular neste período. Se não o fizerem ou não obtiverem vaga nas disciplinas escolhidas, não perderão o seu registro e poderão solicitar nova matrícula mais adiante, quando o calendário acadêmico for normalizado, provavelmente com as aulas presenciais.

Quanto à confirmação da vaga, na medida em que a matrícula é voluntária, os calouros ingressantes no 2º semestre de 2020 ficam dispensados de fazê-la. Todos estão, automaticamente, com a sua situação acadêmica regularizada, independente de se matricularem ou não neste período especial.

Outras informações estão disponíveis no site da UFPR:

https://www.ufpr.br/portalufpr/noticias/calouros-2020-2o-semestre-tambem-poderao-se-matricular-em-nova-oferta-de-disciplinas/

*durante o período da pandemia do COVID-19 não estão sendo realizados atendimentos presenciais na sede da CMED, os atendimentos devem ser realizados apenas pelo e-mail (medicina@ufpr.br) ou WhatsApp (41 3360-7239)   

 

O Setor de Ciências da Saúde informou que a partir de 14/10/20 está funcionando na UFPR uma ‘força tarefa’ para a comunidade universitária (estudantes, professores e técnico-administrativos) que apresente suspeita de infecção pelo COVID-19 ou que teve contato com pessoas contaminadas. A coleta de exame para detecção do COVID-19 também poderá ser disponibilizada aos casos suspeitos que tenham solicitação de exame prescrita por um médico (vide fluxo na figura).

 

O fluxo do atendimento para casos com suspeita de infecção pelo COVID-19 foi estabelecido por meio da parceria entre Setor de Ciências da Saúde, Setor de Ciências Biológicas, PROGEPE, Coordenação dos Curso de Enfermagem e Farmácia, e informações foram recentemente divulgadas pela UFPR:

  • Acessar o formulário disponível na página da UFPR (www.bioinfo.ufpr.br/testecovid19/)
  • O paciente com suspeita deve preencher o questionário disponível no link do site.
  • Conforme o conjunto de informações, o paciente será direcionado para entrar em contato com a equipe da PROGEPE da “CASA 3” que estará de plantão para acolher, orientar e tirar dúvidas.
  • Caso as informações constantes no formulário já indiquem a necessidade de exame para detecção do COVID-19, ou o paciente tenha a solicitação do exame prescrita por um médico, automaticamente também será agendada a coleta de material (com swab de nasofaringe).
  • A coleta será realizada pela equipe do Setor de Saúde que está de plantão, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h, na tenda montada no Campus Botânico da UFPR especialmente destinada para a coleta do exame em sistema de drive thru.
  • As amostras serão direcionadas para o Setor de Ciências Biológicas, onde os exames serão realizados pela técnica de RT-qPCR (considerada como técnica “padrão ouro” para detecção do vírus SARS-CoV-2 na fase inicial da infecção).
  • Os laudos, positivos ou negativos, serão lançados no sistema GAl, da Secretaria Estadual de Saúde (SESA), e estarão disponíveis para o paciente em toda rede de atendimento do SUS.
  • Os casos positivos serão encaminhados para o Sistema Único de Saúde (SUS) para tratamento e terão acompanhamento especial da equipe do Casa 3.

Outras informações foram divulgadas no site da UFPR:

https://www.ufpr.br/portalufpr/noticias/ufpr-inicia-testagem-de-covid-19-para-a-comunidade-universitaria-saiba-como-acessar-o-servico/

Como fazer o testes para a detecção de Covid-19 em sistema drive-thru?

1- Período:  a partir de 14/10, de segunda à sexta, das 9h às 12h.

2- Local: Sistema ‘drive-tru’ no estacionamento em frente ao Laboratório-Escola da UFPR – Av. Prefeito Lothário Meissner, 632 – Jardim Botânico

3- Triagem e Agendamentos: https://www.bioinfo.ufpr.br/testecovid19/

4- Informações: (41) 3361-3066 e 3361-3643

 

A PROGRAD comunicou que nos próximos dias, a gestão acadêmica dos cursos de graduação passará a ser realizada integralmente pelo SIGA – Sistema Integrado de Gestão Acadêmica, um sistema desenvolvido na própria UFPR e um patrimônio da nossa Universidade.

O SIGA substituirá o SIE – Sistema de Informações para o Ensino, sistema desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que esteve em operação na UFPR por quase duas décadas e que será, em breve, desativado.

Desde o início deste ano, a implantação do SIGA na Graduação está em andamento, sendo feita de forma experimental em 12 cursos. Esse número foi consideravelmente ampliado quando outros 49 cursos aderiram ao SIGA, ao final do mês de junho, por ocasião do Período Especial determinado pela Res. CEPE 59/20.

O curso de Medicina, em breve, passa também a usar o SIGA para gestão acadêmica do curso. Os discentes e docentes do curso devem estar atentos para o período de transição do SIE para SIGA, recomendações disponibilizadas pela PROGRAD.

Outras informações estão disponíveis pelo site da UFPR: https://www.ufpr.br/portalufpr/noticias/gestao-academica-dos-cursos-de-graduacao-passa-a-ser-realizada-pelo-siga-leia-comunicado/

*durante o período da pandemia do COVID-19 não estão sendo realizados atendimentos presenciais na sede da CMED, os atendimentos devem ser realizados apenas pelo e-mail (medicina@ufpr.br) ou WhatsApp (041 3360-7239)

Perguntas Frequentes

UFPR nas Redes Sociais

Universidade Federal do Paraná
Curso de Medicina
Rua Padre Camargo, 285 | Fone: (41) 3360-7239
CEP 80.060-240 | Alto da Glória | Curitiba | PR | Brasil
E-mail: medicina@ufpr.br


©2020 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR