Enfermagem UFPR

Menu

Infraestrutura

Atualizada em 25/04/18

O Curso

O Curso de Enfermagem foi implantado na UFPR em 1974; atualmente sua duração é de 05 anos, e as aulas são ministradas no período diurno.
São oferecidas 60 vagas anualmente, sendo que 30 alunos ingressam no primeiro semestre e 30 no segundo semestre.

O Curso de Enfermagem está localizado no Campus Botânico, Bloco Didático II.  Compartilha sua estrutura com o curso de Terapia Ocupacional.
O prédio tem quatro andares, com ampla área de hall onde tem mesas e cadeiras para estudo.

Laboratórios

Atualmente o Curso de Enfermagem possui quatro Laboratórios de Prática equipado para o aprendizado de procedimentos básicos de Enfermagem e procedimentos experimentais, o que facilita o desenvolvimento do ensino e da produção do conhecimento, articuladas ao ensino, pesquisa e extensão.

  • Laboratórios de Fundamentos em Enfermagem
  • Laboratório de Materno Infantil
  • Laboratório de Práticas Avançadas com um simulador MMP-200 MetiMan.
  • Laboratório para atendimento ao paciente (em desenvolvimento)

Foto: Samira Chami Neves

Informática

Em todas as salas de aula do Bloco didático II há computadores, data show e  wi-fi.
Há também no prédio um laboratório de informática com 15 computadores (3º andar)  para o uso de toda a comunidade acadêmica.
Assim como em todos os campus da UFPR há laboratórios de informática para a comunidade acadêmica.

Foto: Samira Chami Neves

Espaço da memória

O “Espaço da Memória” do Curso de Enfermagem da UFPR foi criado em 2014, entre outras iniciativas que marcaram os 40 anos de existência do referido curso.
Há muito vinha se acumulando material relativo à existência do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Paraná, mas sempre permanecia o problema de falta de espaço para sua guarda. Com a inauguração do Bloco Didático II, no campus Botânico, finalmente se pode planejar a ocupação de uma pequena área com aquela finalidade.
Assim, em 12 de maio de 2014, como parte da programação solene pelos 40 anos do Curso de Enfermagem, e com a presença de uma diversa representação da comunidade de Enfermagem de Curitiba e da UFPR, o espaço foi inaugurado, no andar térreo do prédio.
A organização do espaço esteve a cargo do Prof. Enfº. Paulo de Oliveira Perna, do Departamento de Enfermagem, com a colaboração dos docentes e ex-docentes desse Departamento.
No Espaço da Memória estão dispostos documentos originários ligados à criação e primeiros anos de funcionamento do Curso de Enfermagem (graduação e pós-graduação); registros fotográficos; livros publicados por docentes do Departamento de Enfermagem; placas comemorativas, distintivos e crachás doados por ex-docentes; uma coleção com cerca de 90% dos convites de formatura das turmas de acadêmicos de Enfermagem; alguns aparelhos e instrumentos de uso no cuidado com pacientes; alguns equipamentos de uso administrativo da Coordenação do Curso e do Departamento de Enfermagem; e uniformes de docentes e alunos (dois de cada tipo) utilizados nos primeiros anos de funcionamento do curso, e expostos em manequins. Parte desse acervo serviu para organizar um livreto com a história do Curso, cuja publicação ocorreu no evento comemorativo. O Espaço está delimitado por uma porta de vidro, o que permite a visualização parcial do interior.
Fonte: http://www.prppg.ufpr.br/ppgenf/espaco-da-memoria/

Foto: Samira Chami Neves

Biblioteca

O Curso de Enfermagem conta com o suporte das Bibliotecas:

 

 

 

 

UFPR nas Redes Sociais

Universidade Federal do Paraná
Enfermagem UFPR
Av. Prefeito Lothário Meissner, 632 | Fone: (41) 3361-3765
CEP 80210-170 | Jardim Botânico | Curitiba | PR | Brasil
E-mail: secdenfer@ufpr.br


©2019 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR