Comitê de Ética em Pesquisa CEP/SD

Menu

Pendência Ética

Pendências Éticas

 

  1. Na elaboração do projeto:
    1. Recrutamento dos participantes – deve ser informado como os participantes serão recrutados, por quem, em que momento; a abordagem deve ser feita de tal forma a não constranger o potencial participante.
    2. Cronograma de execução – cuidar com as datas de início levando em consideração o tempo para análise pelo CEP, a possibilidade de pendência e que o estudo só pode ser iniciado após aprovação final na PB.
    3. Instituição Proponente e Instituição Coparticipante – verificar definições no manual e na página do CEP.
    4. Avaliação inadequada de riscos e benefícios – considerar os riscos, os benefícios e formas de minimizá-los. Informar se os benefícios são diretos ou indiretos.
    5. Solicitação de Dispensa da tomada de TCLE – justificativa deve ser bem embasada. Identificar e justificar a impossibilidade de contato quando for o caso.
    6. Pesquisas em prontuários – cuidados com sigilo, confidencialidade, dados as serem obtidos; como e quem terá acesso ao prontuário.
    7. Casuística – verificar o conceito, conforme a orientação referida no roteiro do projeto, para evitar confundir com o N amostral.
    8. Folha de Rosto incompleta ou inadequadamente preenchida.
    9. Cuidados quando os participantes constituem grupo Vulnerável – crianças, idosos, institucionalizados, indígenas, populações isoladas, minorias
    10. Análise de Mérito –  deverá ser preenchida pelo pesquisador responsável pela pesquisa,  realizada de acordo com o modelo deste comitê. Importante: As análises de mérito solicitadas pelos departamentos para aprovação do projeto em seus conselhos não substituem a Análise de Mérito do CEP.
    11. Critérios de Inclusão e Exclusão descritos de maneira insuficiente para compreensão.

 

  1. TCLE e TALE:
    1. Inadequações de redação – termos de difícil compreensão
    2. Endereço físico para contato não informado.  É recomendável que seja infotrmado o endereço COMERCIAL.
    3. TCLE/TALE já assinado pelo pesquisador
    4. Informações que não se aplicam ao projeto apresentado (itens devem ser retirados dos modelos)
    5. Riscos – considerar que toda a pesquisa pode impor um risco ao participante , quer seja mínimo ou insignificante, até alto. Considerar a possibilidade de danos eventuais e suas categorias (psicológica, emocional) .
    6. Benefícios – considerar que algum benefício a pesquisa deve trazer, ainda que indireto ao participante
    7. Metodologia da pesquisa descrita de maneira inadequada ou   insuficientemente clara.

UFPR nas Redes Sociais

Universidade Federal do Paraná
Comitê de Ética em Pesquisa CEP/SD
Rua Padre Camargo, 285 - 1º andar | Fone: (41) 3360-7259
CEP 80.060-240 | Alto da Glória | Curitiba | PR | Brasil
E-mail: cometica.saude@ufpr.br


©2019 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR