Comitê de Ética em Pesquisa CEP/SD

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Passo a passo: como submeter projetos na PB

Passo a passo para a submissão de projetos de pesquisa na PB e apreciação pelo CEP/SD:

Preferencialmente no Mozilla ou no Internet Explorer

1º _Cadastrar pesquisador principal e colaboradores *ver manual : Cadastro de usuário

No ato do cadastro deve vincular à Instituição Proponente, pois é esse vínculo que permite que o projeto seja enviado a este CEP/SD: buscar pelo nome Universidade Federal do Paraná – Setor de Ciências da Saúde – clicar na sua unidade/órgão adicionar e salvar. OBS: Caso já possua cadastro de usuário na PB e necessite vincular Instituição Proponente é necessário atualizar os dados na Aba Atualizar Dados, com o mesmo procedimento. *ver manual: Alterar meus dados

2º _ Cadastrar Projeto Novo – clicar na caixa: Nova Submissão – (o cadastro possui 6 páginas): *ver manual de orientação : Submissão de Projeto de Pesquisa

Importante: Orientação para pesquisas das áreas de Ciências Humanas e Sociais

1 _ Informações Preliminares

-Preencher todos os itens obrigatórios

-Adicionar todos os membros da Equipe de Pesquisa (Orientador e Coorientador (se houver) e demais colaboradores

-Escolher a Instituição Proponente (previamente adicionada no cadastro do pesquisador principal), que será a sua Unidade/Órgão e aparecerá na Folha de Rosto e no cabeçalho do projeto;

2 _ Área de Estudo

-Verificar se a área do estudo realmente é Temática Especial, pois o vínculo à área especial é avaliado pela CONEP após parecer deste CEP.

Clique aqui – Esclarecimentos referentes à seleção de Área Temática.

3 _ Desenho do Estudo/Apoio financeiro

-Preencher todos os itens obrigatórios.

– No item Financiamento – Caso não possua financiamento externo, escolher o financiamento próprio (pois todo o projeto envolve custos, mesmo que mínimos como ex.: cópias, passagens, material de escritório etc.

4 _ Detalhamento do Estudo

-Preencher todos os itens obrigatórios, conforme projeto detalhado que será postado em arquivo próprio na 5ª página (Verificar se as informações são as mesmas para que não ocorra inconsistência de informações).

5_ Outras Informações

-Preencher todos os itens obrigatórios, cronograma deve ser detalhado, fase a fase, tanto no sistema como no projeto detalhado. Orçamento deve ser detalhado.

_ Ata de aprovação do projeto

A aprovação de projetos de graduação e especialização deve ser realizada em nível Departamental ou de Colegiado de Curso. Para estudos de mestrado ou doutorado deve haver aprovação do Colegiado do respectivo Programa de Pós-Graduação.

Projetos oriundos de outras instituições proponentes devem ser apreciados pelo departamento da UFPR ao qual o serviço onde a pesquisa será realizada está vinculado.

Ex: pesquisas oriundas de proponentes externos à UFPR a serem realizadas na Maternidade Vitor Ferreira do Amaral devem ter aprovação do Departamento de Tocoginecologia da UFPR.

Importante: não é aceito ata  ad referendum.

_No item Instituição Coparticipante – Etapa 5 : Adicionar Coparticipante –

_Orçamento financeiro: Ex.:Identificação: papel e impressão – Tipo: Custeio – Valor: 20,00

_Bibliografia – conforme descrito no Projeto Detalhado.

_Folha de Rosto – Imprimir a Folha de Rosto (opção de imprimir na 5ª página de registro PB) – solicitar assinatura do pesquisador principal e também do responsável pela Unidade/Õrgão , bem como seus dados solicitados na própria folha (preencher a mão os dados do responsável) Ex.: se o projeto foi aprovado no Departamento X, o vínculo Unidade/Órgão é o Departamento X e os dados são do Chefe do mesmo. Escanear e anexar a FR.

_ No item Anexar Outros documentos: é nesse item que o restante dos documentos obrigatórios que constam do checklist deverão se anexados:

-Anexar todos os documentos separadamente e nominados de acordo com o título: Ex.: checklist, TCLE_pais, Analise_de_Merito, Instituicao_coparticipante, etc

Abaixo os Documentos Obrigatórios para todos os projetos:

Documentos obrigatóriosversão 2019

Checklist – versão 2019

Modelo 1 : ofício do pesquisador responsável enviando o projeto

Modelo 2 : análise de mérito

Modelo 3 (quando couber): Concordância dos serviços envolvidos

Definição de Serviços Envolvidos:

São UNIDADES ou ÓRGÃOS da Instituição onde serão realizadas a pesquisa.

Modelo 4 (quando couber): Concordância da Instituição Coparticipante

Definição de Coparticipante :

            “Um estudo com instituições coparticipantes é aquele que será desenvolvido por um único pesquisador responsável, com etapas da pesquisa sendo realizadas em diferentes instituições. Nesse caso, a instituição proponente é aquela com a qual o pesquisador           possui vínculo, e todas as demais instituições, em que serão realizadas etapas da     pesquisa, são consideradas coparticipantes. “(Carta Circular nº. 122/2012/CONEP/CNS/GB/MS)

Ex.:Uma pesquisa que se realiza em parte no Hospital Pequeno Príncipe, ou na UTFPR, etc.

Importante: Concordância de viabilidade da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba – SMSSME Clique aqui.

Para projetos em que a Secretaria Municipal de Saúde  e Secretaria Municipal de Educação forem Coparticipante são obrigatórios os envios destes documentos/SMS-SME:

Declaração de Ciência de Interesse Campo de Pesquisa SMS-SME

Requerimento SMS-SME   – Declaração de ausência de custos SMS e FEAES-SME Declaração de ausência de custos -SMS-SME

Modelo 5 (quando couber): Concordância do Gerente de Ensino e Pesquisa do HC

Modelo 5.1 (quando couber): Concordância de Serviços Envolvidos do HC

Modelo 6: Declaração de Compromissos da Equipe de Pesquisa – (Declaração que unificada os seguintes termos: Confidencialidade/ Tornar Públicos os resultados/ Compromisso de início da pesquisa/Responsabilidade no projeto)

Modelo 7 (quando couber) : Termo de guarda de material biológico

Modelo 8 (quando couber) : Termo de compromisso para utilização de dados de arquivo

Modelo 8.1: Autorização para manipulação dos dados

Modelo 8.2: Solicitação de acesso aos dados de prontuários de paciente

Modelo 9 Termo de Consentimento livre e esclarecido

Modelo 9. 1: Termo de Consentimento Livre e esclarecido – TCLE Pais e Responsável legal

Modelo 10: (quando couber) : Termo de Assentimento – TALE

Modelo 11:  (quando couber)  : Solicitação de Dispensa do TCLE

OBS.: no momento de preenchimento do check list os documentos  dispensáveis deverão constar na 3ª coluna (marcar com um x): N/A (não se aplica). O check list deverá ser anexado na PB,  é documento de apresentação obrigatório.

OBS: Os documentos que pedem assinatura devem ser escaneados, inclusive o check list , enquanto que os demais documentos como TCLE e Descrição da Pesquisa deverão ser anexados no formato Word (.doc).

Projeto Detalhado – deverá conter o arquivo único em formato WORD, com a Descrição da Pesquisa itens 1 ao 23 conforme modelo.

Antes de passar para a próxima página verificar se todos os arquivos foram anexados. Você pode salvar e visualizar todos os arquivos no modo detalhar (clicar na lupa) .

6_ Finalizar

-Preencher todos os itens obrigatórios.

-Na 5ª página de registro PB: Aceitar os termos e enviar o Projeto ao CEP (aguardar a mensagem : “enviado com sucesso”).

(Proceder da mesma forma sempre para tramitar o projeto; caso não aceite os termos ou conclua o envio ele permanecerá na senha do pesquisador e o CEP/SD não poderá receber).

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